Ex-candidato a deputado é condenado a 35 anos de prisão por feminicídio em Rondônia

Ronaldo dos Santos e Laryssa Victória (Reprodução/Facebook)
Daniela Castelo Branco – Da Revista Cenarium Amazônia

PORTO VELHO (RO) – O ex-candidato a deputado estadual e assistente social Ronaldo dos Santos, 37 anos, foi sentenciado a 34 anos de reclusão e um ano de detenção, a serem cumpridos em regime inicialmente fechado pela morte de Laryssa Victória, de 17 anos. O juiz Valdecir Ramos de Souza leu a sentença condenatória do réu nesta sexta-feira, 20.

O júri aconteceu na 1ª Vara Criminal da Comarca de Ji-Paraná, composto por sete jurados. Inicialmente o julgamento deveria acontecer em Ouro Preto do Oeste (RO), onde Laryssa foi morta. Porém, a defesa do réu solicitou a mudança de comarca.

De acordo com a sentença, a pena refere-se a 22 anos pelo crime de homicídio, 2 anos por ocultação de cadáver, 10 anos por estupro e 8 meses por fraude processual. Ronaldo estava preso preventivamente a mais de um ano e deve cumprir a pena em regime inicial fechado em Ouro Preto do Oeste.

PUBLICIDADE
Laryssa Victória, de 17 anos, foi encontrada morta e enterrada em quintal da casa de suspeito (Foto: Reprodução/Divulgação)
O crime

A adolescente foi morta com 30 facadas. O corpo da vítima foi encontrado no dia 19 de março de 2022 enterrado no próprio quintal do autor do crime, no município de Ouro Preto do Oeste. O suspeito, após dar as facadas na jovem, ainda permaneceu no local para vê-la sangrar lentamente até a morte. Depois disso, o criminoso chegou a dormir e se alimentar do lado do corpo da adolescente.

Após uma longa e intensa investigação da Polícia Civil, com acompanhamento de relatos de testemunhas, a polícia confirmou a autoria do crime por meio de imagens de câmeras de segurança. Em uma das filmagens, Ronaldo aparece carregando a adolescente.

Na casa do suspeito, os policiais flagraram o homem lavando o chão do quarto e notaram que havia um colchão queimado, uma espécie de fogueira feita com tijolos e a terra estava mexida. Questionado, Ronaldo apresentou várias versões sobre quando teria visto a vítima pessoalmente.

Com o andamento das investigações, os agentes desconfiavam de uma possível ocultação de cadáver, e logo começaram a cavar o local onde a terra estava mexida. Foi nesse exato momento que o corpo da adolescente foi descoberto enrolado em um cobertor.

Carreira política

Em 2016 chegou a se candidatar a vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2018 ele se candidatou de novo, mas desta vez como deputado estadual, também pelo PSDB. No entanto não recebeu votos suficientes para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Em 2020, Ronaldo passou a fazer parte do Partido Social Democrático (PSD) para comandar a liderança jovem do partido na cidade.

Ex-candidato a deputado Ronaldo dos Santos foi condenado a 34 anos de prisão (Reprodução/Facebook)
O réu foi condenado por:
  • feminicídio com tortura e por meio que dificultou a defesa da vítima,
  • ocultação de cadáver,
  • estupro e
  • fraude processual
Feminicídio em Rondônia 

O Estado tem a maior taxa de feminicídio do Brasil, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública foram 3,1 vítimas por 100 mil habitantes em 2022. Os índices também apontam que Rondônia lidera os altos índices de homicídios femininos; a taxa foi de 11,2 vítimas por 100 mil habitantes, quase quatro vezes acima da média do país (3,9).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.