Exército brasileiro demite oficial de cargo de confiança no CMA após investigação sobre golpe

O tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais de Manaus do Comando Militar da Amazônia (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)
Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais de Manaus do Comando Militar da Amazônia (CMA), foi destituído do cargo de comando. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da edição de quarta-feira, 14. 

O oficial foi um dos citados na investigação da Polícia Federal (PF), por tentativa de golpe, intitulada Tempus Veritatis. Realizada na quinta-feira, 8, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão envolvendo militares do alto escalão, ministros e ex-assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O tenente-coronel Hélio Ferreira Lima (Reprodução)

Além dele, o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida deixou o comando do 1° Batalhão de Operações Psicológicas em Goiânia. As exonerações foram assinadas pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva, no dia em que a operação foi deflagrada.

PUBLICIDADE

Hélio Ferreira Lima comandava a companhia desde dezembro de 2023, tendo remuneração bruta em novembro no valor de R$ 27 mil, conforme dados do Portal da Transparência.

O comandante do CMA é citado no relatório da PF como integrante do núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral, sendo responsável pela produção, divulgação e amplificação de notícias falsas relacionadas às eleições de 2022.

Além disso, Hélio também era responsável por estimular os seguidores a continuarem nos acampamentos em frente aos quartéis. Ele também é citado como integrante do “Núcleo Oracional de Apoio às Ações Golpistas”, coordenado pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, onde se participava de reuniões de planejamento e da execução de ações de logísticas para a permanência dos acampamentos. 

Leia a exoneração na íntegra:
Leia mais: Ex-comandantes do CMA são alvos de operação da PF que investiga golpe
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.