Filha de influencer do AM morre ao contrair infecção durante tratamento de leucemia

Magrinha Ellen vai às redes sociais denunciar falta de leitos de UTI para crianças (Reprodução/Instagram)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A filha da digital influencer amazonense Ellen Lima de Souza, conhecida como “Magrinha Ellen”, Luna Lima Lemos Pinheiro, de 5 anos, morreu na tarde dessa segunda-feira, 12, após contrair uma bactéria enquanto estava internada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para tratamento de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA).

Durante a manhã, a influencer gravou uma série de vídeos na rede social Instagram, falando sobre a piora no quadro de saúde da filha. Ela afirmou que durante a semana a criança apresentou melhora, mas que na manhã de segunda-feira foi informada sobre a infecção e a necessidade de transferência da filha para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Luna Lima Lemos Pinheiro, 5 anos, tinha Leucemia Linfoblástica Aguda (Reprodução/INstagram)

“A minha filha não está bem, está precisando de uma UTI e não tem UTI gente… Não tem vaga nos hospitais e a UTI que era para estar pronta, não está! É revoltante, é doloroso. Eu não estou aqui como blogueira, nem digital influencer, eu estou aqui como mãe desesperada […], já era para o hospital estar pronto, mas não está por falta de material”, afirmou a influencer.

PUBLICIDADE

Hospital especializado

O hospital a qual Magrinha se refere é o Hospital Hemoam. Idealizado para ser referência em doenças de sangue, tinha inauguração marcada para agosto de 2022, no entanto até o momento não foi entregue. A obra foi iniciada ainda durante a gestão do ex-governador cassado José Melo, em 2014, mas foi paralisada durante o mandato tampão de Amazonino Mendes (Cidadania).

Em 2019, quando Wilson Lima assumiu o Governo do Estado, as obras que estavam paralisadas em 15% foram retomadas. De acordo com dados divulgados pela gestão, em dezembro do mesmo ano a obra já estava 50% concluída. A nova previsão de entrega é entre novembro e dezembro de 2022.

A criança chegou a ser transferida para a UTI do Hospital e Pronto Socorro Infantil da Zona Oeste, mas no fim da tarde a influencer anunciou a morte da filha. “Com pesar, a família comunica o falecimento de Luna Lima Lemos Pinheiro, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 12 de setembro”, escreveu na publicação.

A influencer chegou a ser criticada nas redes sociais por estar usando a situação para fazer politicagem. “Independente de político ou não, quem era para me oferecer ajuda não me ofereceu. A Caila (Carim) é mãe, a Joana Darc é mãe e todas me procuraram e me ofereceram ajuda, fizeram o que puderam”, disse.

Assistência

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lamentou o falecimento da paciente e informou que em razão da queda da imunidade precisou de um leito de UTI. A solicitação foi feita às 11h39 e a autorização foi dada às 12h14 – 34 minutos depois:

A SES informa que a paciente estava internada na rede estadual desde o dia 21 de agosto, onde recebeu toda a assistência e tratamento necessário. Luna havia iniciado o tratamento de quimioterapia para tratamento de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Na segunda-feira, 12, em razão da queda da imunidade precisou de um leito de UTI. A solicitação foi feita às 11h39 e a autorização foi dada às 12h14 – apenas 34 minutos depois.

UTI PEDIÁTRICA – A SES esclarece que não há falta de leitos pediátricos no estado e atualmente conta com uma taxa de ocupação de 54,1% dos leitos de UTI infantil disponíveis na rede estadual.

Obras Hemoam – Atualmente, a obra do novo Hospital do Sangue segue em fase de finalização e aguarda a entrega de uma cabine de energia elétrica especial, que está sendo fabricada fora do estado e deve ficar pronta até o mês de novembro.

A obra do hospital foi iniciada em 2014, porém, em 2019, quando a atual gestão assumiu o Governo do Estado, a obra estava paralisada há quase dois anos e 30% dos trabalhos realizados. Ainda em janeiro de 2019 o Governo do Amazonas retomou os trabalhos, chegando a 98% dos trabalhos concluídos em três anos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa, ainda, que não procedem as informações de que foi solicitado à família que levassem materiais como copos descartáveis e outros equipamentos e reforça que é solicitado pelo Serviço Social apenas o envio de material de higiene pessoal como toalha, sabonete, escova de dentes e creme dental. Em casos de pacientes que não tenham condições financeiras, esses materiais são oferecidos gratuitamente por grupos de apoio.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.