Funai anuncia concurso público com 502 vagas

A sede da Funai (Reprodução/Internet)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou, nesta terça-feira, 2, o concurso da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O certame oferece, ao todo, 502 vagas de níveis superior e intermediário. A portaria Nº 1.850, de 28 de abril de 2023 foi publicada no Diário Oficial da União.

Durante sua gestão à frente do órgão indigenista, Joenia Wapichana, presidente da Funai, tem afirmado que todos os esforços estão sendo envidados para que seja realizado um novo concurso público para o órgão neste ano, assim como a aprovação do Plano de Carreira dos servidores da autarquia.

Os servidores da Funai encontram-se mobilizados desde junho de 2022 quando, na sequência ao assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, foi instaurado movimento grevista por segurança e condições de trabalho. Ao todo, já foram realizadas oito vigílias com o objetivo de demonstrar que, sem Plano de Carreira e condições de trabalho, não há como se falar, efetivamente, em retomada da política de demarcação de Terras Indígenas.

PUBLICIDADE

Veja as vagas anunciadas:



Último concurso

Na última seleção do concurso Funai, realizado em 2016, foram oferecidas 220 vagas para o quadro de pessoal, sendo 12 reservadas para candidatos com deficiência e 44 para negros. O certame teve 32.256 inscrições.

Confira aqui o edital do concurso de 2016.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.