Governo do AM antecipa parcela do Auxílio Permanente para véspera do Dia das Mães

Dia das Mães aquece comércio (Reprodução/Freepik)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Governo do Estado do Amazonas anunciou nesta segunda-feira, 8, o adiantamento da parcela do Auxílio Estadual Permanente para sexta-feira, 12 de maio, para as famílias que possuem mulheres como chefe. De acordo com o governador Wilson Lima (UB), o objetivo é movimentar a economia local para um dos feriados mais importantes do ano.

A expectativa é de que R$ 350 milhões sejam inseridos na economia. “Estamos adiantando o pagamento para este dia 12, véspera do Dia das Mães, sexta-feira, para que você tenha um domingo especial com a sua família“, afirmou o governador do Estado, Wilson Lima, em um vídeo publicado nas redes sociais. O adiantamento acontece na mesma semana que o governador anunciou também o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos.

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Dia das Mães aquece comércio (Reprodução/Freepik)

Os pagamentos acontecem em meio a dúvidas no comércio, isso porque, segundo a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia das Mães pode ter uma retração de 4,1% nas vendas em relação ao ano passado por conta da alta dos juros para os consumidores, que reflete nas compras do cartão de crédito.

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A expectativa é de que o comércio atinja R$ 13,17 bilhões, em 2023, no Brasil. No Amazonas, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), dos 442 entrevistados, 92% pretendem ir às compras.

Dos 442 entrevistados, 29% afirmam que irão dar roupas, calçados e acessórios; 19% pretendem presentear com perfumes; 12% dizem que vão gastar em almoço ou jantar em restaurantes; 11% pretendem presentear com cosméticos; 10% com eletrodomésticos; 7% celular; 6% vale-presente; 5% eletrônicos e 3% pretendem pagar procedimentos estéticos.

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Pessoas no comércio de Manaus (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Por outro lado, a maioria das mães diz que gostaria de ganhar perfume como presente (21%), seguido por roupas, calçados e acessórios (17%), cosméticos (16%), almoço/jantar (12%), passeio/viagens (7%), celular/smartphone (5%), tratamentos de beleza/procedimentos estéticos (5%), eletrodomésticos (5%).

Os consumidores pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 200 (27,6%), R$ 51 a R$ 100 (26%) e R$ 201 a R$ 400 (21,9%). A forma de pagamento que pretendem utilizar: cartão de crédito parcelado (28,1%), cartão da loja parcelado (23,3%), à vista no dinheiro ou pix (21,3%).

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