Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de abril de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, nesta sexta-feira, 5, a flexibilização do toque de recolher no Estado e autorizou o início das aulas presenciais nas escolas da rede privada para crianças de até cinco anos, ou seja, as creches do Ensino Infantil. As novas medidas entrarão em vigor a partir de segunda-feira, 8, e terão validade de 15 dias.

O novo toque de recolher será de 21h às 6h. No decreto anterior, a restrição iniciava às 19h e encerrava às 6h. O governador também anunciou mudanças no funcionamento de supermercados, mercadinhos e padarias, que poderão funcionar de 6h às 20h. Lojas do comércio de rua em geral podem abrir os estabelecimentos de 9h às 17h, de segunda a sábado.

Neste novo decreto, que deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado, fica permitido o funcionamento, de 9h às 17h, das lojas de som, acessórios, aplicação de insulfilm e similares, de segunda a sexta-feira, com 50% de sua capacidade. Shoppings centers e lojas das atividades permitidas podem funcionar de 10h às 18h, também de segunda a sábado, com ocupação limitada a 50% no interior dos centros e 70% no estacionamento das unidades.

Delivery e drive thru dos shoppings funcionam no mesmo horário dos estabelecimentos. A praça de alimentação abrirá sob as mesmas condições dos restaurantes.

O novo decreto reabre bares com classificação de restaurante. Segundo o governador, restaurantes e bares com CNAE de restaurante estão autorizados a funcionar de 6h às 20h. Salões de beleza e similares também poderão reabrir. Salões de beleza de unidades de rua funcionam de 9h às 15h. Academias podem abrir de 6h às16h.

Veja as mudanças:

Restrição de circulação de pessoas – 6h às 21h
Supermercados, mercadinhos e padarias – 6h às 20h
Lojas do comércio de rua – 9h às 17h – segunda a sábado 
Lojas de som, insulfilm e similares – 9h às 17h – segunda a sexta
Lojas de shoppings – 10h às 18h – segunda a sábado 
Delivery e drive thru (lojas dos shoppings) – 10 às 18h 
Restaurantes, lanchonete e estabelecimento similares – 6h às 20h – segunda a sábado – (delivery 24 horas e drive thru 6h às 20h) – Música ao vivo permitido com no máximo três integrantes.
Salão de beleza de unidades de rua  – 9h às 15h
Academias – 6h às 16h

Fase vermelha

O Estado continua na fase vermelha da pandemia do novo coronavírus, ou seja, a classificação de risco considerada a segunda mais alta da escala. Conforme o governador Wilson Lima anunciou nesta sexta-feira, 5, no entanto, o Estado registra redução no número de casos, internações e mortes decorrentes da Covid-19.

“Ainda continuamos em uma fase vermelha, mas os números continuam caindo. Percebemos uma diminuição muito grande nas portas de entradas dos hospitais”, salientou Wilson Lima, durante pronunciamento nesta sexta-feira, 5, nas redes sociais do governo.