Homem é preso no Porto Chibatão por transportar madeira ilegal

Madeira apreendida pela Polícia Federal em operação contra extração ilegal em terras indígenas de Rondônia, em 2020 (Foto: Polícia Federal)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante um homem e apreendeu, no sábado, 6, um caminhão carregado com madeira ilegal, durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal no Porto Chibatão, em Manaus (AM).

O indivíduo, que estava responsável pela condução da madeira, foi preso em flagrante ao fazer uso de Documento de Origem Florestal ideologicamente falso. Este documento, apresentado aos policiais rodoviários federais, possivelmente visava dissimular o transporte irregular de madeira, em virtude da incongruência entre as especificações relatadas no documento.

Agentes da Polícia Federal. (Reprodução/Polícia Federal)

O homem foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas e depois encaminhado para audiência de custódia. Além disso, foi aberto inquérito policial para averiguação da procedência da carga ilegal.

PUBLICIDADE

Novos Dados do INPE e o Trabalho da Segurança Pública Contra Crimes Ambientais:

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), concluiu que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira caiu pela metade no ano de 2023.

Tabela INPE / PRODES em relação ao Amazonas informa que no ano de 2022 foram desmatados 2.594 km2, sendo que em 2023 foi constatado 1.553 km2, ou seja, configura-se a redução de 40% de desmatamento em relação ao ano anterior. 

(*) Com informações da Polícia Federal

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.