Homem é preso pela PF ao tentar tirar registro de enfermagem com diploma falso

Homem é preso, em flagrante, com diploma falso (Divulgação)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um homem, de 22 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso, em flagrante, pela Polícia Federal (PF) nessa quarta-feira, 26, ao tentar dar entrada no registro como profissional de enfermagem no Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), utilizando o diploma falso de curso Superior.

A prisão aconteceu na sede do Coren-AM, localizado na Rua Tapajós, Centro de Manaus. Segundo o Conselho, a equipe responsável por receber as inscrições para o registro profissional desconfiou da legitimidade do diploma e após entrar em contato com a instituição universitária, citada pelo suspeito, confirmou se tratar de um documento falso.

O Coren Amazonas atua firmemente para que indivíduos que tentam atuar como profissionais de maneira irregular sejam duramente penalizados. O Conselho adota mecanismos de segurança para averiguação desses tipos de documentos, e sempre consegue detectar tais irregularidades, e tomando todas as providências cabíveis junto às autoridades responsáveis”, informou o procurador do Coren-AM, Davi Martins.

PUBLICIDADE

O crime está tipificado no art. 304 do Código Penal, que diz ser crime: “Fazer uso de documento falso e empregá-lo em sua específica destinação probatória, isto é, empregá-lo como evidência dos fatos juridicamente relevantes a que seu conteúdo se refere, fazendo-o passar por autêntico ou verídico“, a pena por esse crime é de dois a seis anos de reclusão, podendo ter agravos, dependendo de outros crimes em apuração.

O homem foi encaminhado à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus, para prestar esclarecimentos e, em seguida, para audiência de custódia.

O Coren-AM têm como obrigação deliberar a inscrição e cancelamento de profissionais no órgão, fiscalizar o exercício da profissão, observar as diretrizes gerais do Conselho, assim como disciplinar o exercício da enfermagem, impor penalidades, dentre outras atividades que inibam o exercício ilegal da profissão.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.