Ibama e PRF destroem duas aeronaves em Terras Yanomami

Bianca Diniz – Da Revista Cenarium*

Boa Vista (RR) – No último sábado, 22, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) destruíram mais duas aeronaves utilizadas em atividades relacionadas ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). A ação faz parte de uma operação conjunta que visa combater o crime e preservar a biodiversidade na região.

Segundo informações fornecidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a proibição do acesso de embarcações aos rios Uraricoera e Mucajaí tem resultado em graves consequências ambientais e humanitárias na região. O aumento do transporte de suprimentos por via aérea, decorrente da proibição, tem dificultado ainda mais as ações dos agentes ambientais e policiais, que buscam combater os crimes na região.

Agentes enfrentam dificuldades para realizar operação conjunta (Reprodução/Ibama)

Desde o início da operação, as autoridades já destruíram 20 aeronaves que não possuíam condições de segurança exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo informações do Ibama. As áreas utilizadas para a extração do ouro e da cassiterita são extremamente remotas e de difícil acesso, o que dificulta a atuação dos agentes de fiscalização e aumenta a vulnerabilidade das populações locais.

PUBLICIDADE

O Ibama destaca que pretende se manter presente na área por tempo indeterminado, prosseguindo com as ações de proteção da biodiversidade e das comunidades tradicionais locais. A operação conjunta com a PRF tem sido importante para enfraquecer a expansão do garimpo ilegal e combater a degradação ambiental, preservando a vida dos povos Yanomami.

De acordo com os agentes ambientais e policiais, a operação enfrenta diversos obstáculos, como as dificuldades de acesso aos locais de garimpo e a falta de recursos para combater os crimes. No entanto, as ações geram resultados positivos, afirma a PRF.

Leia também: Aeronaves e pistas clandestinas são destruídas em operação contra garimpo ilegal na TI Yanomami

*Com informações do Ibama

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.