‘Impacto social e econômico’: Ufam oferece novos cursos de mestrado e doutorado

Corredores da Universidade Federal do Amazonas (Reprodução/Ufam)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou nessa quinta-feira, 8, a abertura de sete novos cursos de especialização dos níveis de mestrado e doutorado após aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Entre os cursos está o de doutorado em Enfermagem em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o primeiro da região Norte.

Cursos aprovados pelo Capes (Reprodução)

A Ufam vai disponibilizar ainda os doutorados em Odontologia e Engenharia de Materiais, assim como de mestrado em Sociologia, Engenharia Mecânica, Informação e Comunicação e Profissional em Economia. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação em exercício, Profª Adriana Malheiro Alle Marie, a conquista representa um avanço para a região.

Leia mais: Ufam busca investimentos federais para estudantes indígenas

O impacto disso é muito grande, tem um impacto social e um impacto até econômico. Porque você consegue dar continuidade na formação dos alunos da graduação no mestrado ou aqueles que já fizeram mestrado para o doutorado nessas áreas que são estratégicas“, afirma a professora responsável pela coordenação do edital.

PUBLICIDADE

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação em exercício conta que todo o processo iniciou ainda no segundo semestre de 2022, quando a Ufam apresentou as propostas de especialização para o MEC por meio do edital aberto pelo Capes, submetido em setembro.

Leia mais: Com liberação de R$ 38 mi, Ufam vai aumentar valor de bolsas
Entrada do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Ao nível de mestrado aprovamos o mestrado profissional em Economia que é um mestrado com uma grande importância para Região Norte. É o primeiro mestrado com o perfil voltado para a região, principalmente levando em questão a nossa Zona Franca de Manaus, então temos esse objetivo de ter esse mestrado voltado para a formação dos recursos humanos qualificados junto ao polo industrial“, diz.

O mestrado em Economia e Engenharia Mecânica são focados em capacitar alunos para o mercado local. “A continuidade da formação dos nossos alunos nas engenharias também está muito voltado para o polo industrial daqui“, explicou Adriana.

Os programas devem abrir o edital no segundo semestre deste ano para início a partir de 2024, com o início oficial na instituição. “Então, será feita essa seleção para início das aulas em 2024, pelo nosso calendário acadêmico”, destaca a professora.

Com isso, a Ufam chega ao total de 51 cursos ofertados na instituição, que incluem graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, levando à formação de recursos humanos na região. “A gente espera um aumento significativo na formação de doutores para o Amazonas, assim como qualificar o nosso público da nossa região“, afirma.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.