Incêndio atinge casa de madeira na Zona Sul de Manaus; veja vídeo

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas no local da ocorrência (Reprodução)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Um incêndio atingiu uma casa na tarde desta terça-feira, 15, no beco Abunã, comunidade São Sebastião, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus. No momento em que o fogo começou, uma adolescente de 17 anos estava no local.

Por possuir estrutura construída em madeira, a residência sucumbiu mais rapidamente às chamas. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para atender à ocorrência e enviou duas equipes para conter o incêndio.

Parte do local ficou destruído pelas chamas (Reprodução)

“A partir do acionamento, duas viaturas do Posto Central foram deslocadas, imediatamente, para o local da ocorrência, onde foi montada uma linha de frente com mangueira de combate a incêndio e realizado o controle das chamas. A ação rápida dos bombeiros impediu que o fogo se alastrasse para as casas vizinhas”, diz nota do CBMAM.

PUBLICIDADE

De acordo com moradores do beco, a família residente da casa atingida pelo fogo havia se mudado há apenas três dias para o local. Alguns objetos como cama, liquidificador e fogão foram completamente destruídos. A Defesa Civil deve apurar as causas do incêndio.

Ocorrências em residências na capital

O CBMAM atendeu, entre os meses de janeiro e julho de 2023, 102 ocorrências de incêndios em residências em Manaus. Os dados, que são do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), apontam o mês de julho como o período com maior número de atendimentos deste segmento, com 26 atendimentos.

“Esses dados reforçam a importância dos cuidados que precisamos adotar em nossos lares para evitar que os incêndios aconteçam, trazendo prejuízos materiais e humanos. Na maioria dos casos que nossas equipes atendem, o sinistro inicia em algo pequeno, que poderia facilmente ser evitado previamente”, destaca o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz.

Dados

Os dados do Cobom detalham as ocorrências por meses: janeiro (12); fevereiro (14); março (14); abril (11) maio (12), junho (13) e julho (26). No mesmo período do ano anterior, um total de 95 ocorrências foram registradas por meio de acionamentos do número 193.

Prevenção

O CBMAM orienta que, para evitar que esse tipo de ocorrência aconteça, dicas simples podem ser adotadas pela população como, por exemplo, desconectar da tomada equipamentos elétricos que não estejam em uso, manter as fiações elétricas em bom estado e nunca de forma clandestina. Além disso, é preciso se atentar a possíveis vazamentos de gás de cozinha.

Leia mais: Sobreviventes de incêndio florestal no Havaí apontam falhas no sistema de alertas
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.