Irmã de Neymar e ex-craque da Seleção entram no radar da PF por financiar atos golpistas

A influenciadora Rafaella Santos e o ex-jogador de futebol Rivaldo Ferreira (Reprodução/Redes Sociais)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A influenciadora digital Rafaella Santos, irmã do jogador de futebol Neymar, e o ex-craque da Seleção Brasileira de futebol Rivaldo Ferreira, que ficou conhecido como Rivaldo, são suspeitos de integrar milícia digital que atuaria, de forma organizada, a fim de atingir instituições democráticas como os Três Poderes. A informação foi revelada pela Revista Veja nesta sexta-feira, 10.

A reportagem explica como a dupla entrou no radar da Polícia Federal (PF) após desdobramentos da Operação Lesa Pátria. Investigadores que atuam no caso afirmaram ter ouvido de um suspeito, interrogado durante a apuração, que contou ter convivido com o cantor gospel Salomão Vieira, um dos organizadores do 8 de Janeiro, e que este confidenciou que Rivaldo teria colaborado com R$ 50 mil.

Inicialmente, a doação não teria o objetivo direto de financiar as invasões aos prédios públicos em Brasília (DF), até que seja provado o contrário pela investigação. O ex-jogador foi um dos atletas que fez campanha na internet para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral para a reeleição em 2022.

PUBLICIDADE
Participantes de atos golpistas que depredaram o Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e Congresso Nacional (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No mesmo período, o jogador Neymar pediu votos para Bolsonaro e chegou a participar de uma transmissão ao vivo nas redes sociais do ex-presidente. O apoio ao capitão do Exército também foi manifestado por Rafaella. Assim como Rivaldo, ela teria sido citada à PF por um dos investigados. À reportagem da Veja, a influenciadora negou ter feito doações a grupos de extrema direita.

Por meio de advogados, o ex-craque de futebol Rivaldo disse que realizou duas doações após a derrota de Bolsonaro nas urnas a pedido de Salomão Vieira e que estas, somadas, não ultrapassaram R$ 2 mil. O ex-atleta esclareceu, ainda, que os recursos repassados tinham como objetivo ajudar pessoas carentes, integrantes de grupos religiosos.

Quem é Rafaella Santos

Rafaella Santos é irmã mais nova do jogador Neymar. Ela faz sucesso no Instagram pelo estilo de vida que publica para os seus mais de 6,1 milhões de seguidores. A influenciadora concluiu a faculdade de Moda no exterior e, em seguida, virou empresária do mercado de suplementos e cosméticos.

Rafaella Santos, irmã de Neymar (Reprodução/Redes Sociais)

A caçula da família Santos também estampou uma série de notícias pelo relacionamento de idas e vindas com o jogador de futebol Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol.

Relembre a carreira de Rivaldo

Rivaldo Vítor Borba Ferreira é um ex-craque da Seleção Brasileira de Futebol que atuava como meio-campista. Ele é considerado no esporte como um dos maiores meias e um dos melhores jogadores do futebol mundial da década de 1990.

Rivaldo Ferreira, ex-jogador da Seleção Brasileira (Reprodução/Internet)

O ex-jogador fez parte do grupo dos “4Rs”, e jogou ao lado de Ronaldo, Romário e Ronaldinho Gaúcho, considerados os quatro jogadores mais relevantes da história do futebol brasileiro.

Balanço da Lesa Pátria

A Operação Lesa Pátria é comandada pela Polícia Federal (PF) e tem o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram ativamente ou financiaram os atos de 8 de Janeiro, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes na capital federal.

Até a quinta-feira, um total de 20 fases da operação foram deflagradas em todo o País. A PF divulgou o balanço da investigação, que até o momento registrou 86 mandados de prisão cumpridos, 357 mandados de busca e apreensão cumpridos e 17 inquéritos policiais instaurados.

Leia mais: Entenda as ações penais contra os envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.