Justiça concede novo direito de resposta a governador Wilson por calúnia e injúria cometidas por Amazonino

Juiz do TRE-AM afirmou que Amazonino fez acusação falsa e caluniou o governador ao chamá-lo de “chefe de quadrilha” (Thiago Alencar/CENARIUM)
Com informações da assessoria

MANAUS – A Justiça Eleitoral concedeu novo direito de resposta ao candidato à reeleição, governador Wilson Lima (União), ao considerar que o candidato Amazonino Mendes cometeu calúnia e injúria em vídeo em que acusa Wilson de ser “chefe de quadrilha”. A decisão foi proferida na quinta-feira 22, pelo juiz Luís Felipe Avelino Medina.

O direito de resposta deve ser veiculado na propaganda eleitoral de Amazonino, na televisão e rádio, e também em suas redes sociais. A decisão da Justiça também determina que o conteúdo seja retirado do ar em todos os meios de divulgação.

No vídeo, Amazonino tenta desqualificar Wilson, fazendo acusações falsas, com informações inverídicas, e descontextualizadas.

PUBLICIDADE

“Dito isso, cabe a esse julgador se manifestar sobre a primeira indicação, por meio da qual o requerido afirma que o representante é ‘chefe de quadrilha’. Sobre o tema, não há que se falar em crítica ácida, impossível não reconhecer que a conduta realizada pelo representado é a imputação falsa de fato definido como crime, uma vez que não existe decisão condenatória final do Poder Judiciário nos termos da acusação. Nesse sentido, o representado apresentou informação caluniosa em suas redes sociais, em face do representante”, diz trecho da decisão do juiz.

O direito de resposta concedido a Wilson é de quatro minutos, na propaganda eleitoral de Amazonino, na televisão e no rádio. O juiz determinou, ainda, que também seja publicado nas redes sociais do adversário (Instagram e Facebook).

De acordo com a decisão da Justiça, a resposta deve ser divulgada no mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa.

Veja a decisão na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.