Laudo aponta que jovem preso por esfaquear colega em Universidade no AM tem ‘psicose não-orgânica’

Elias Eduardo Antunes de Souza, 23 (Arte: Mateus Moura/Revista Cenarium)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Elias Eduardo Antunes, de 23 anos, preso após tentativa de homicídio contra colega de trabalho em setembro de 2022, no Centro Universitário Fametro, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, apresenta “psicose não-orgânica”, segundo Laudo Médico da Enfermaria Psiquiátrica da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap).

O documento obtido pela REVISTA CENARIUM mostra que Elias tem deficiência mental, incapaz de entender o caráter ilícito do ataque contra a colega de trabalho. Além disso, Elias relatou à médica que havia ingerido várias pílulas analgésicas, pois sentia fortes dores.

Laudo médico aponta para psicose não-orgânica (Reprodução)

Assinado pela médica Esther Nataly Tafur, o laudo indica que Elias já tinha psicose não-orgânica antes do ocorrido. “Nega tratamento psiquiátrico anterior ao dia do fato. Refere pensamentos suicidas desde os 12 anos, tentou suicídio em três oportunidades. Relata que passou a ouvir vozes e ver vultos após a morte da mãe, em outubro de 2020. Procurou ajuda psicológica, em 2021, que interrompeu no recesso da faculdade e não deu continuidade“, escreve.

PUBLICIDADE

Segundo contou à médica, Elias não lembra com detalhes sobre o ataque contra a colega de trabalho e diz ter memórias de estar coberto por sangue, com alucinações visuais e vozes com comandos suicidas. Após golpear a jovem, Elias tentou se jogar do 9º andar da Universidade.

Elias está internado no Hospital Psiquiátrico de custódia do Sistema Prisional há cinco meses, após receber atendimento no Centro de Saúde Mental do Amazonas, local onde foi levado pelos policiais que atenderam à ocorrência e notaram que o jovem não apresentava comportamento natural.

Após uma reunião na faculdade, um homem teve, supostamente, um surto psicótico e, utilizando-se de uma faca, desferiu um golpe contra uma funcionária e depois disso se posicionou na janela, ameaçando pular. A moça teve um corte no pescoço. Pelo fato de ele ter agredido essa moça, ele vai ser conduzido ao 1° DIP”, explicou o capitão Miqueias Mariano, do Comando de Policiamento da Área (CPA) Sul de Manaus à época.

Relembre o caso

Elias Eduardo Antunes de Souza foi preso, em flagrante, no dia 17 de setembro de 2022, por tentativa de homicídio contra uma colega de trabalho no Centro Universitário Fametro. Segundo relatos da vítima, ela e Elias estavam conversando e ele desabafava sobre problemas pessoais, quando em um dado momento da conversa, sem que houvesse uma discussão entre os dois, Elias veio por trás e disse “tenho uma surpresa para ti”, desferindo então um golpe de faca que atingiu a vítima no lado esquerdo do pescoço.

Elias Eduardo Antunes, 22, foi preso, em flagrante, após golpear colega de trabalho no pescoço (Reprodução)

Na tentativa de se defender, a mulher chegou a tentar segurar a faca com as mãos, mas acabou levando cortes e caiu no chão. No relato, a vítima conta que ele ainda tentou enforcá-la e assim iniciaram uma luta corporal até que ela conseguiu se soltar do suspeito e fugiu pelas escadas até a biblioteca, onde trabalha.

Leia mais: ‘Tenho uma surpresa pra ti’, disse suspeito de tentativa de homicídio antes de golpear vítima em faculdade de Manaus

A jovem foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. O homem foi levado para o 1° Distrito Integrado de Polícia.

No dia 19 de setembro, a custódia de Elias foi convertida em prisão preventiva pela juíza de Direito Careen Aguiar Fernandes, plantonista das Audiências de Custódia do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e mantida mesmo após ser constatado o surto psicótico.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.