Leonardo Di Caprio reforça apoio a indígenas ao lado de Sonia Guajajara

Célia Xakriabá, Leonardo Di Caprio e Sonia Guajajara, em evento da Amazônia Fund Alliance, em Cannes (Leo Otero/Reprodução/Redes Sociais)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O ator norte-americano Leonardo Di Caprio reforçou o apoio aos povos indígenas do Brasil, em publicação feita no Instagram, na tarde desta segunda-feira, 22, onde posou ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e da deputada federal por Minas Gerais Célia Xakriabá. O registro foi feito durante evento em prol da preservação da Amazônia, na noite de domingo, 21, em Cannes, na França.

Ativista das causas ambientais e filantropo, o ator enfatizou que ele e a organização a qual comanda, a “Re:wild” – que busca soluções eficazes para as crises interconectadas de clima, biodiversidade e bem-estar humano -, estão à disposição dos indígenas que vivem em território brasileiro. A atriz Lily Gladstone, que integra o elenco de “Killers of the Flower Moon” ao lado de Di Caprio, e o líder indígena Mapu Huni Kuĩ, também participaram do encontro.

“Tive a honra de passar algum tempo com Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Célia Xakriabá, membro da Câmara dos Deputados do Brasil, e Lily Gladstone, atriz, em Killers of the Flower Moon, no evento em Cannes, França, para apoiar os povos indígenas que lideram a conservação da Floresta Amazônica. A minha organização @rewild e os nossos parceiros estão ao lado dos mais de 900 mil indígenas de 300 grupos indígenas do Brasil”, escreveu o ator.

PUBLICIDADE
Leia mais: Em Cannes, iniciativa Aliança Fundo Amazônia busca verba para financiar projetos na região
Da esquerda para a direita: Célia Xakriabá, Leonardo Di Caprio, Lily Gladstone, Sonia Guajajara e Mapu Huni Kuĩ (Leo Otero/Reprodução/Redes Sociais)

Célia Xakriabá revelou que, no encontro, o assunto discutido foi a luta contra o Marco Temporal e o PL 490. A parlamentar destacou, ainda, que o ator norte-americano tem atuado como um relevante defensor das causas ambientais e dos povos indígenas. “Contar com apoios importantes no Brasil e no mundo é essencial para avançarmos no debate sobre a urgência climática e a ancestralidade dos nossos povos em defesa da terra e da biodiversidade”, disse nas redes sociais.

Arrecadação para comunidades indígenas

Leonardo Di Caprio e Sonia Guajajara se encontraram em um jantar de gala organizado pela Amazônia Fund Alliance, no Hotel Carlton de Cannes. O evento teve como objetivo a arrecadação de fundos que serão revertidos no financiamento de uma renda mínima destinada a integrantes de 300 comunidades indígenas e projetos de desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Durante a cerimônia beneficente, Guajajara recebeu um prêmio por sua luta ambientalista e em favor das comunidades originárias. “É a primeira vez que os indígenas brasileiros ocupam um lugar estratégico”, disse, perante empresários, artistas e personalidades de diversos países. “Para reflorestar o território, é preciso reflorestar as mentes das pessoas”, complementou.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em evento em Cannes, na França (Reprodução/Redes Sociais)
Leia mais: Ator amazonense celebra participação indígena em Cannes: ‘Não somos os estereótipos que pensam’

As lideranças indígenas Raoni, Bemoro, Tapi, Watatakalu e Yabuti, que estão em Cannes para o lançamento do filme “Raoni: uma amizade improvável“, produção do cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux, e também para mais uma campanha internacional em prol da preservação da Amazônia, também foram convidadas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.