Líder em pesquisas, pré-candidatura de aliado de Bolsonaro à Prefeitura de Belém deixa incertezas

O deputado federal Delegado Éder Mauro (Composição de Weslley Santos/Revista Cenarium)
Raisa Araújo – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – Líder nas pesquisas para a Prefeitura de Belém, de acordo com levantamento da Paraná Pesquisas (TSE n.º PA-07656/2024), o deputado federal Delegado Éder Mauro, aliado e correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda não deu sinais de lançamento de uma pré-candidatura pelo Partido Liberal (PL). Especialistas ouvidos pela REVISTA CENARIUM, avaliam a incerteza como um fator negativo que pode afetar a popularidade do político.

Em entrevista para o portal do jornalista Olavo Dutra, o parlamentar declarou que, dentre nomes à disposição do PL no Estado, ele está como “possível pré-candidato”, mas não se estendeu em mais detalhes sobre eventuais datas de lançamento da sua pré-candidatura.

De acordo com o cientista político André Buna, a pré-campanha é uma fase de teste do nome de um político para avaliar a viabilidade eleitoral e funciona como uma espécie de prospecção comum em partidos políticos. Em muitos casos, um candidato pré-anunciado pode ser remanejado para outro cargo se não for considerado viável para a posição inicial. 

PUBLICIDADE
Éder Mauro e Bolsonaro (Reproduçãoo/Redes Sociais)

Buna explica, ainda, que a pré-campanha não vincula necessariamente um candidato a um cargo específico, e alguém que não tenha passado por essa fase pode ainda ser escolhido como candidato em uma convenção partidária. O especialista adverte que a não promoção durante uma pré-campanha pode ser perigoso para a popularidade de um candidato.

“Agora, se isso é um ato racional, se isso é um ato que a gente pode dizer que é o melhor dos cenários visando a competição eleitoral? Não, não é. Dado que, quanto mais esse pré-candidato tiver na cabeça do eleitor, quanto mais exposição ele tiver e quanto mais fixação da imagem desse candidato a um determinado cargo, melhor ele vai se sair. Ou seja, mais capacidade eleitoral ele vai ter, principalmente para este cargo”, disse o cientista político.

Pesquisa

A última pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas, no dia 13 de março, mostra o deputado federal Delegado Éder Mauro em primeiro lugar na corrida pela Prefeitura de Belém, com 26,0% das intenções de voto. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues, do Psol, que é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fez parte da equipe de transição do governo petista, possui 11,1% das intenções de voto. 

O surgimento da figura do pré-candidato Igor Normando (MDB) ao Executivo belenense, aliado do atual Governador Helder Barbalho, e que apareceu com uma intenção de 6,9% dos votos, mexeu com a opinião popular, mas ainda não deixou claro o cenário dos próximos meses.

Trajetória Política 

Eder Mauro é conhecido pelo posicionamento conservador e por ser um defensor fervoroso da segurança pública e do combate à criminalidade. No mandato como deputado federal, ele tem defendido propostas relacionadas ao endurecimento das leis penais, aumento do poder de atuação das forças policiais e políticas de combate à corrupção. No cenário político paraense, é uma figura influente, especialmente entre os eleitores que compartilham da visão política bolsonarista. 

O pré-candidato, com uma vasta experiência política, atualmente filiado ao PL desde 2022, exerceu três mandatos como deputado federal pelo Pará, iniciando em 2015. Durante a trajetória, ocupou cargos de destaque, como vice-líder em diferentes momentos dentro do PSD e do PL.

Leia mais: EDITORIAL – Desafios estruturais em Belém, por Márcia Guimarães
Editado por Adrisa De Góes
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.