Líder indígena é encontrado morto no território Kumaruara, região do Rio Tapajós

O líder indígena da Aldeia de Mapirizinho, Adamor Farias Neves (Reprodução/Internet)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O líder comunitário indígena da Aldeia de Mapirizinho, Adamor Farias Neves, 58, conhecido como “Dadá”, foi encontrado morto nesta segunda-feira, 8, no território Kumaruara, na região do Rio Tapajós, município de Santarém, a oeste do Pará. Moradores da localidade afirmam que a liderança possuía sinais de violência.

De acordo com o Conselho Indígena do Território Kumaruara, a população se preocupa com a falta de resposta policial e pericial. Isso porque, mesmo com o registro do Boletim de Ocorrência (BO), até as 21h14 (horário de Brasília), nenhuma equipe da Polícia Civil do Pará (PC-PA) havia comparecido ao local para investigar a morte e fazer a remoção do corpo.

“Esta não é a primeira vez que os indígenas do povo Kumaruara enfrentam a negligência dos órgãos públicos, destacando uma preocupante recorrência de falta de resposta diante de tragédias que afetam a população indígena do povo Kumaruara”, diz a publicação do conselho.

PUBLICIDADE
Corpo do líder indígena foi encontrado em área de mata (Reprodução/Conselho Indígena do Território Kumaruara)

Ainda de acordo com a organização, a liderança foi encontrada de bruços em uma área de mata, com perfurações pelo corpo, presença de sangue e indícios de ossos quebrados. A morte, segundo a população, pode ter ocorrido ainda no domingo, 7.

Populares cobriram o corpo com folhas de palmeira, a fim de preservá-lo, até a chegada do Instituto Médico Legal (IML). A REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA entrou em contato com a PC-PA para saber quais providências devem ser tomadas e, até o fechamento deste material, não obteve resposta.

Leia mais: Incêndio destrói escola indígena em Santarém, no Pará
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.