Líder indígena Guarani e Kaiowá, Estela Verá foi vítima de feminicídio em MS

Estela Verá, de 67 anos, foi assassinada a tiros por homens encapuzados na frente do próprio filho (Divulgação)
Gustavo Gilona – Da Revista Cenarium

MANAUS – Indígena e líder espiritual do povo Guarani e Kaiowá, Estela Verá, de 67 anos, foi assassinada a tiros por homens encapuzados na frente do próprio filho, na tarde de quinta-feira, 15, na Aldeia Porto Lindo, localizada na cidade de Japorã, Mato Grosso do Sul, a 452 km de Campo Grande. Estela era uma importante rezadora em MS.

Familiares da líder indígena confirmaram a morte de Estela e o caso, registrado como feminicídio, é investigado pela Polícia Civil do Estado do MS.

(Reprodução)

De acordo com o relato, reproduzido na nota integralmente abaixo, uma série de ameaças realizadas por posseiros, homens armados com calibre grosso, atacaram a casa e as famílias da rezadora Estela Vera, disparando diversas vezes em direção a ela e as crianças, tendo atingido a cabeça da rezadora diversas vezes.

PUBLICIDADE

Leia na íntegra o relato divulgado pela Assembleia-Geral do povo Kaiowá e Guarani sobre o caso:

Com profunda pesar comunicamos o assassinato da liderança espiritual nhandesy Guarani Estela Vera no tekoha Yvy Katu, município de Japorã, no Mato Grosso do Sul. No dia 15/12/2022, às 15h, um grupo de assassinos armados atacaram a casa e as famílias da rezadora Estela. Os assassinos utilizaram armas de fogo de calibre grosso, atacaram e dispararam vários tiros em direção às crianças e a rezadora Estela.

A liderança espiritual Estela foi alvo principal dos assassinos, e vários tiros acertaram a cabeça da rezadora, que morreu no pátio da casa dela no meio das crianças.

A Terra Yvy Katu é um território tradicional retomado entre 2003 e 2013, onde todas as lideranças sofrem a ameaça de morte por parte dos fazendeiros. Atualmente, o espaço da terra de Yvy Katu tem sido invadido novamente e ocupado ilegalmente pelos fazendeiros arrendatários, o que tem feito várias lideranças de Yvy Katu sofrerem ameaças de morte por fazer denúncias contra os arrendatários das terras indígenas Yvy Katu.

A rezadora Estela foi uma das lideranças espirituais ameaçadas de morte no Yvy Katu. A outra liderança, Leila de Yvy Katu, tem sofrido ameaças de morte por fazer denúncias contra arrendatários. Diante do fato de assassinato de liderança Estela Vera e ameaça de morte em curso PEDIMOS investigação federal desse assassinato da liderança religiosa tradicional Estela Vera. EXIGIMOS proteção às lideranças ameaçadas de morte promovidas pelos grupos dos arrendatários do Yvy Katu. Mais uma vez, retornamos a fazer denúncias de arrendamento ilegal de terra indígena no território Yvy Katu, onde ocorreu assassinato de Estela Vera. Pedimos JUSTIÇA e investigação federal séria do assassinato ocorrido. JUSTIÇA!

Via: @atyguasu

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.