Luiza Cristina Marques toma posse como nova desembargadora do TJAM; Corte passa a ter 9 mulheres na função

Luiza Cristina Marques durante a cerimônia da posse (Raphael Alves/TJAM)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou nesta quarta-feira, 7, a sessão solene de posse da nova desembargadora da Corte, Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, eleita pelo critério de merecimento na sessão plenária do último dia 29. A cerimônia aconteceu no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, no edifício-sede do Poder Judiciário amazonense, e foi conduzida pelo presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, com transmissão pelo canal do Tribunal no YouTube.

A nova desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques foi conduzida ao dispositivo de posse pelas desembargadoras Graça Figueiredo e Vânia Marques Marinho. Ela assinou o termo de posse e, em seguida, houve a tradicional cerimônia de troca das togas, em que ela substituiu as vestes de juíza para a de desembargadora.

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes – atual ouvidor-geral de Justiça e recém-eleito para o cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas para o biênio 2023/2024 –, foi designado para fazer a saudação à nova integrante do Pleno do TJAM.

PUBLICIDADE

“Esta data, sem dúvida, marcará a sua história e se tornará especial para todos aqueles que acompanham a sua jornada e que, como eu, lhe admiram e lhe guardam, verdadeiramente, no coração”, afirmou Jomar, destacando que a ascensão de Luiza Cristina ao cargo de desembargadora ocorre após 29 anos “de elogiável dedicação à magistratura, período em que conheceu e enfrentou as dificuldades de atuar em comarcas do interior do Estado, à época, ainda mais carentes de estrutura e extremamente necessitadas da proteção jurisdicional (…); a escolha de Vossa Excelência para acessar o desembargo representa absoluta confiança em sua vasta experiência – advinda de uma vida dedicada à judicatura e ao direito – e também em sua personalidade ativa e comprometida que, por certo, elevará em muito o conceito que este Tribunal ostenta”, disse o desembargador.

Luiza Cristina iniciou o seu discurso de posse citando a personagem Tuahir, na obra “Terra Sonâmbula”, da autora Mia Couto: “O que faz andar a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva. É para isso que servem os caminhos, para nos fazerem parentes do futuro”.

A magistrada falou que acreditou, todos os dias da sua vida, que poderia ser e fazer diferente. “De alguma forma, melhorar essa estrada pela qual resolvi trilhar e que abracei com dedicação, amor e muito afinco, a fim de contribuir com a sociedade, pela via que escolhi como profissão: a área jurídica. E é com imensa alegria e graças a Deus, em primeiro lugar, que me dirijo a todos os presentes neste momento único e muito feliz. Fruto do reconhecimento por meus quase 30 anos de Tribunal de Justiça”, disse a magistrada.

Luiza Cristina, que foi efusivamente aplaudida ao final de seu discurso, afirmou, ainda, que se sentiu muito acolhida por todos da Corte, “em meio a um espírito de união, companheirismo e respeito mútuo que prevalece no Tribunal”.

O presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, externou sua alegria com a posse da nova desembargadora e destacou as qualidades da magistrada.

“Esta felicidade, Cristina, que inunda meu coração, é porque estou convicto de que esta Corte se fortalecerá ainda mais com a sua presença. Por onde a doutora Cristina passa deixa a sua marca de competência, dedicação, comprometimento, companheirismo, ética e amor pelo que faz. A simplicidade, a forma de tratar as pessoas e a sua alegria são sua marca. É gente de bem, atenciosa, cuidadosa, gente de fibra. Portanto, com todas estas características, tê-la ao nosso lado, compondo nossa Corte, é a certeza de que aperfeiçoaremos, cada vez mais, a prestação jurisdicional do Estado do Amazonas”, disse Pascarelli.

O presidente do TJAM salientou que, com a chegada de Luiza Cristina, o Pleno passa a contar com nove mulheres na sua composição. “Teremos mais uma nova magistrada, a partir dessa data, para somar com tudo aquilo que a figura feminina representa em nosso meio. Somos conscientes de que a realidade ainda é dura e que a luta das mulheres é constante para galgar postos e amenizar o descompasso. Estendo a minha saudação a todas as mulheres presentes e que lutam, constantemente, por dias melhores e pela liberdade em todos os sentidos”, acrescentou o desembargador.

O governador Wilson Lima também cumprimentou a nova desembargadora e destacou a importância do Judiciário. “Hoje, mais uma vez, venho a este Tribunal reconhecendo a importância que ele tem, o importante papel do Judiciário. Nos juntamos às manifestações espontâneas de carinho, que vimos nesta cerimônia, e nos congratulamos com a desembargadora Luiza Cristina. Diferente do que muita gente pensa, a missão de um magistrado nunca é confortável, porque todo dia se depara com decisões que são dificílimas de tomar. E me somo à torcida para que ela continue a ter sucesso e pleno êxito na sua missão”, afirmou Lima.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.