Manaquiri, no Amazonas, terá gestão compartilhada de instalação portuária

Área portuária do município de Manaquiri, no Estado do Amazonas (Reprodução)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA (DF) – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) formalizou, na última sexta-feira, 23, a assinatura da solicitação para a gestão compartilhada da Instalação Portuária de Pequeno Porte (IP4) de Manaquiri, localizada no Estado do Amazonas. O termo de cooperação técnica estabelece a exploração da área terrestre (retroporto) visando a uma ampla utilidade pública ao espaço. Essa iniciativa busca atender tanto a função operacional, que inclui a recepção de embarcações e passageiros, quanto a função social, permitindo que a comunidade local usufrua da infraestrutura construída.

Denominado “Portinho Compartilhado”, o Dnit iniciou o projeto piloto no município de Manaquiri, em uma celebração ao 42° aniversário da cidade, que ocorreu no sábado, 24. Além de proporcionar acesso à infraestrutura portuária, o espaço será destinado a uma variedade de atividades que atendam às necessidades e interesses da população local, promovendo um ambiente inclusivo e de convívio social.

Instalação portuária de pequeno porte, no município de Manaquiri, no Amazonas (Reprodução/Divulgação)

Importante ressaltar que o Dnit continua atuando na manutenção e operação de toda a parte naval, contando com o apoio operacional da equipe da prefeitura para a exploração social das áreas de retroporto e armazém.

PUBLICIDADE

Como parte das celebrações e do compromisso em aprimorar e proporcionar mais comodidade à população, o Dnit, em parceria com a Telebras, realizou o primeiro teste de instalação de internet no porto de Manaquiri. O programa “Portinho Conectado” tem como objetivo implementar internet de qualidade em todos os portos administrados pelo departamento, tornando-a acessível à população. A previsão é que o programa seja iniciado ainda neste semestre.

Leia mais: Compra de R$ 6 milhões em mudas de plantas por prefeito de Manaquiri, no AM, é investigada pelo MP
(*) Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.