Manaus cai no ranking de cidades com ar mais poluído do mundo após chuva

Vista panorâmica da cidade de Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Após alcançar a 2ª posição no ranking de piores qualidades do ar no mundo, há três dias, Manaus desceu na escala depois da chuva que caiu na capital do Amazonas neste sábado, 14, mas ainda registra pontos de fumaça. É o que aponta o monitoramento medidor internacional aiqcn.org, consultado às 13h57 pela REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA.

No índice por Países, o Brasil ocupa o vigésimo lugar, com AQI (sigla em inglês para Índice de Qualidade do Ar) de 102 (up/m³) na média global. Aparecem como cidades mais poluídas da federação: Itacoatiara (AM) – 341; Manaus (AM) – 157; Tefé (AM) – 140; Rio Branco (AC) – 130; Porto Velho (RO) – 125.

Monitoramento do índice de qualidade do ar (Reprodução/AIQCN)

A marca alcançada pelo município itacoatiarense é considerada “muito insalubre” para a população. As demais cidades se classificam como “não saudável para grupos sensíveis” (101 a 150) e insalubre (151 a 200). Na última quarta-feira, 11, Manaus chegou a 459 up/m³, acima da média 300, considerada “perigosa”.

PUBLICIDADE
Meteorologista explica

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos explicou à reportagem da CENARIUM como a chuva pode influenciar na dissipação da fumaça na capital e demais municípios afetados no Estado.

“Quando chove, a fumaça, todos esses poluentes descem, até porque a chuva serve para esses fins, para limpar de alguma forma”, disse a especialista. Ainda de acordo com ela, a estação do Inmet registrou o acumulado de 19 milímetros (mm).

Manaus coberta por fumaça (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)

Também foram alcançados pela chuva os municípios de Manicoré (22.2mm), Manacapuru (13mm), Humaitá (3.6mm) e Autazes (3.2mm).

Chuva em Manaus

Por volta das 4h deste sábado, uma chuva com trovoadas caiu sobre Manaus após seguidos dias de intenso calor e fumaça. Durante a manhã, o clima se manteve parcialmente nublado. Além disso, os termômetros marcaram temperatura mínima de 24° e máxima de 35°, com 90% de chances de chuva à tarde e à noite, de acordo com o Clima Tempo.

A plataforma prevê ainda, para os próximos dias, que as chuvas continuem com temperatura média e probabilidade de pancadas de chuva equivalente as deste sábado. A virada de tempo foi comemorada por moradores da capital nas redes sociais, que disseram estar “aliviados”. Veja depoimentos abaixo.

Fumaça retorna

Apesar da chuva que caiu em Manaus nesta madrugada, os índices de fumaça aumentaram no início da tarde deste sábado. É o que mostra o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), que monitora a qualidade do ar na região da Amazônia Legal.

Ainda pela manhã e após a chuva, por volta de 10h30, a plataforma marcava entre 124.1 (µg/m3), na Zona Oeste, e 34.3 na Zona Norte. As médias indicavam de “ruim” a “péssima” a qualidade do ar na capital do Amazonas.

Monitoramento do aplicativo Selva às 10h27 deste sábado, 14 (Reprodução/Selva)

Com o passar das horas, os números da plataforma subiram. Isso é constatado nos marcadores da Zona Norte, que mudaram de 34.3 para 70.4. Na Zona Leste, o índice saiu de 42.7 para 73.3.

Na maioria das zonas, a qualidade do ar é considerada “muito ruim”.

Monitoramento do aplicativo Selva às 14h22 deste sábado, 14 (Reprodução/Selva)
Leia mais: Fumaça obriga uso de máscaras pela população em Manaus
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.