Manauscult anuncia primeira atração indígena para Festival #SouManaus Passo a Paço 2023

A cantora Djuena Tikuna (Divulgação)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) anunciou na manhã desta sexta-feira, 21, a cantora amazonense Djuena Tikuna como uma das atrações locais que irão compor a grade do Festival de Artes Integradas, #SouManaus Passo a Paço 2023. Nos dias 19 e 20 de julho, a REVISTA CENARIUM abordou a importância da participação de artistas de matrizes africana e indígenas no evento.

O festival, em comemoração ao aniversário da capital do Amazonas, que acontece entre 5 e 7 de setembro, no Centro Histórico de Manaus, até esta sexta-feira não contava com artistas de matrizes africana e indígenas anunciados. A divulgação da line-up principal, que terá 11 atrações nacionais, foi feita no último dia 13 de julho, entre eles, artistas gospel e cristãos aparecem em destaque como representantes religiosos.

Leia mais: Prefeitura de Manaus divulga as atrações do Festival ‘Sou Manaus – Passo a Paço 2023’
Anúncio da Manauscult publicado na manhã desta sexta-feira, 21 (Reprodução/Instagram)

À CENARIUM, Djuena disse que recebeu o convite com surpresa e alegria e destacou a importância da participação de artistas indígenas no festival. “É muito importante quando a música indígena ocupa esses espaços e ela pode ser ouvida por um público que descobre e defende a importância de valorizar os povos indígenas e suas expressões artísticas, que são reflexos de nossa luta diária para afirmar quem somos“, disse.

PUBLICIDADE
Djuena Tikuna, cantora indígena amazonense (Reprodução/Facebook Djuena)

Somos os pássaros multicoloridos que cantam melhor em revoada. Por isso, espero que os artistas indígenas possam cada vez mais ser contemplados para celebrar esses momentos. Também somos Manaus, desde sempre ecoando por essa terra de rio nossos cantos de resistência“, pontuou.

Segundo a Manauscult, o festival continua em processo de curadoria, e a organização ainda não fechou os artistas de cada segmento. “Nosso intuito é trazer diversos estilos musicais que agrade toda nossa diversidade de público e sejam respeitosos a todas as culturas e religiões“, escreveu a Fundação em uma rede social.

Nessa quinta-feira, 20, a REVISTA CENARIUM reuniu lista de artistas nacionais e consagrados, na música brasileira, que poderiam entrar no line-up do evento, com base no pedido de leitores, com a cantora Djuena Tikuna, como um dos destaques.

Leia também: Conheça os artistas de matrizes africana e indígena que poderiam fazer parte do Festival ‘Sou Manaus’
E não ‘Sou Manaus?’: festival deixa de fora atrações de matriz africana
Festival cultural de Manaus terá custo de R$ 13 mi; evento deixa de fora atrações de matrizes africana e indígenas

Conheça mais sobre a artista

Djuena Tikuna é amazonense da aldeia Umariaçu II, uma Terra Indígena Tukuna localizada em Tabatinga (distante 1.106 km de Manaus). A artista é uma das maiores referências em música indígena no País. Em 2017, ela se tornou a primeira indígena a realizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas, em Manaus, nos 121 anos de existência do local.

Em 2016, Djuena cantou o Hino Nacional Brasileiro em língua Tikuna, na abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Em 2018, ela foi a primeira artista da Amazônia brasileira a ser nomeada para o Indigenous Music Awards, na categoria de Melhor Artista Indígena Internacional.

São músicas de Djuena Tikuna: “Maraka’anandê”; “Ewaretchiga”; “Tchautchiüãne”; “Floresta Cura”; “Eware – Território Sagrado”; “Ngütapa”; “Wotchine”; “Putürarü’ü narü ügü”; “Rü yiegumeegü i yaãtchigü”; “Totchimaükü & Dematükü”.

A reportagem entrou em contato com a Manauscult e questionou se ainda serão divulgados mais nomes de artistas locais e nacionais de matrizes africana e indígena. Mas não obtivemos reposta até o fechamento da matéria.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.