Maués: Polícia Federal prende líder do garimpo ilegal no Amazonas

Agentes durante a "Operação Dejá Vu". (Divulgação/Polícia Federal)
Leonardo Moreira – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – A Polícia Federal prendeu o último alvo da “Operação Déjà Vu“, que investiga crimes relacionados ao garimpo ilegal na região conhecida como Filão dos Abacaxis, no Sul do município de Maués, AM. O investigado, considerado um dos líderes da organização criminosa atuante na região, foi capturado nas proximidades do rio Abacaxis e posteriormente detido na capital, Manaus.

A operação, deflagrada pela PF, teve como objetivo reprimir crimes de usurpação de bem público da União, decorrentes do garimpo ilegal. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e dez ordens de busca e apreensão em diversas cidades do Brasil, contando com a atuação de 46 policiais federais.

O garimpo ilegal na região do Filão dos Abacaxis envolvia um sofisticado esquema de lavagem de capitais, utilizando Permissões de Lavra Garimpeira (PLGs) de forma ilegal e prejudicando o meio ambiente com o uso de substâncias nocivas, como o cianeto. A operação também contou com a destruição do garimpo e o bloqueio de bens e valores das pessoas investigadas, com penas previstas que ultrapassam 30 anos de prisão.

PUBLICIDADE

(*) Com informações da Polícia Federal

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.