‘Melhoria da qualidade de vida’, afirma mãe de criança que recebeu órteses do Governo do AM

Dirlene Inocêncio (à esquerda) e Alicia Vitória: "Para melhoria da qualidade de vida dela", disse a mãe sobre a nova cadeira de rodas. (Marcela Leiros/ CENARIUM)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – “A importância de receber esse equipamento é para melhoria da qualidade de vida dela, porque a gente, como mãe atípica, não aceita ver nossos filhos só no colchão acamado”. O relato é de Dirlane Inocência, mãe da pequena Alicia Vitória, de 2 anos, que tem paralisia cerebral e epilepsia, que recebeu, nesta segunda-feira, 27, uma nova cadeira de rodas e órteses do Governo do Amazonas. Natural de Manacapuru, a 70 quilômetros de Manaus, elas estiveram na cerimônia do início de entrega de 600 equipamentos para Pessoas com Deficiência (PCDs), na capital amazonense.

Os beneficiados têm entre 15 e 90 anos e aguardavam na fila de espera desde 2019. Para receber os equipamentos, que inclui cadeiras de rodas para banho, cadeiras de rodas padrão, cadeiras de rodas para tetraplégicos, cadeiras monoblocos, assim como órteses, próteses transtibiais e prótese transfermural, que têm valor total estimado em R$ 1 milhão, eles precisaram estar cadastrados no Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), da Policlínica Codajás.

Dirlane lembrou, ainda, que os equipamentos são caros, portanto, impossível de comprá-los. “Na realidade, você não consegue do seu bolso porque é muito grande o custo. Então, resta tentar pelo governo. É uma etapa grande, mas você consegue“, acrescentou.

PUBLICIDADE
Alicia Vitória ganhou uma cadeira de rodas e novas órteses. (Marcela Leiros/ CENARIUM)

Leonardo Santos de Souza, 26 anos, também comemorou durante o evento realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Oeste de Manaus. Paraplégico, ele aguardava há cinco anos por uma cadeira de rodas motorizada que, agora, vai abrir um novo mundo de possibilidades.

Olha, parar, parar, eu acho que não preciso mais não, porque já passou, mas eu planejo sair muito, passear, esticar as ‘asas’ um pouco e a aproveitar vida. Isso é muito bom para mim, eu não tenho nem como agradecer as pessoas que estão aqui“, afirmou empolgado dizendo que nada mais vai pará-lo.

Leonardo Santos de Souza, 26 anos, esteve no evento realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Oeste de Manaus. (Marcela Leiros/ CENARIUM)
Leia também: Governo do AM começa a pagar ‘Bolsa Moradia’ para desabrigados pela chuva

Benefícios para Manaus e o interior

Os beneficiados são de todas as zonas de Manaus e de municípios do interior do Amazonas, como Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Coari, Iranduba, Codajás, entre outros. Cada paciente e seus acompanhantes recebem treinamento sobre cuidados e higienização dos itens. Quando bem conservado, cada item pode ter durabilidade de até dez anos. O usuário pode solicitar novamente após dois anos, com prescrição médica.

As entregas aos demais pacientes beneficiados pelo programa serão realizadas gradualmente e por agendamento. O vice-governador do Estado, Tadeu Souza, declarou que a entrega de equipamentos faz parte da política de valorização e inserção social de PCDs e da estratégia para diminuir a fila de espera por equipamentos.

Há algum tempo, a Secretaria de Saúde vem planejando e montando uma estratégia para que essa necessidade, essa fila de espera para um equipamento PCD, se resolva. Hoje, a gente tem uma situação bem privilegiada, comparando ao que existia antes de 2019, que chegou a ter mais de 6 mil pessoas aguardando por equipamentos“, afirmou.

“A gente tem uma situação bem privilegiada”, disse o vice-governador do Amazonas, Tadeu Souza. (Marcela Leiros/ CENARIUM)

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, explicou como é o processo para cadastro no Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), da Policlínica Codajás, no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. A entrega dos equipamentos é feita em parceria com o governo federal. “Existe uma parceria com o governo federal, com o Ministério da Saúde, e hoje é uma rotina. Então, faz o cadastro e de três a seis meses estão recebendo seus equipamentos, sua prótese, sua cadeira“, explicou.

Como se cadastrar

Em 2019, mais de 3 mil pessoas aguardavam na fila de espera por equipamentos que auxiliam a locomoção, como cadeiras de rodas, órteses e próteses. Os equipamentos auxiliares de locomoção mais solicitados são as cadeiras de rodas padrão e cadeiras de rodas para banho. O centro é um ponto de atenção ambulatorial responsável pela reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência dos módulos físico (ortopédico, neurológico e com estomias), intelectual, auditiva e visual, e responsável pela dispensação de cadeiras de rodas.

Para os pacientes que precisam de uma cadeira de roda de órtese e prótese ou qualquer prótese que ele vá usar, ele vai à Policlínica, no setor do centro especializado, faz o cadastro com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, assim como encaminhamento do médico, para qualquer um [equipamento]“, concluiu o diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.