Menos de um ano após reforma, quadra de basquete é danificada e volta a ficar sem luz no CSU do Parque 10 em Manaus

Com o fim do 'Arraial do CSU', há duas semanas, atletas de basquete relatam prejuízos na quadra e falam em "desrespeito" (Reprodução)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium*

MANAUS – Quase um ano após atletas do bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus, reformarem com o próprio dinheiro a quadra de basquete do Centro Social Urbano (CSU), o local está sem iluminação e em estado precário, fazendo com que os usuários utilizem o espaço mesmo no escuro. Com o fim do arraial que leva o nome do parque, há duas semanas, os frequentadores relatam prejuízos e falam em “desrespeito”.

Quadra de basquete está sem luz, deixando usuários prejudicados (Reprodução)

“A quadra está toda danificada, o chão, a pintura, tudo cheio de areia. Mas a pior parte é a falta de luz, porque fica praticamente impossível de praticar esportes à noite, que é o único horário em que a maioria do pessoal tem para jogar”, relatou à REVISTA CENARIUM o designer e jogador de basquete, o ala-pivô Renan Máximo.

Em agosto de 2021, o atleta participou da equipe de frequentadores e moradores do Parque 10 que arrecadou recursos para realizar a reforma da quadra de basquete do CSU. À época, os usuários angariaram pouco mais de R$ 1,1 mil para, entre os ajustes do local, a pintura e instalação de novas tabelas personalizadas, além do conserto da fiação elétrica da quadra.

PUBLICIDADE
No ano passado, a quadra recebeu reforma e instalação de novos refletores (Reprodução/Renan Máximo no Twitter)

Leia também: População arrecada recursos para reforma de quadra no CSU do Parque 10, após descaso da Prefeitura de Manaus

Nas redes sociais, Renan Máximo relatou a falta de luz e reclamou da organização do arraial. “Um problema que a gente do basquete havia arrumado ano passado, o CSU ficou imundo, cheio de areia nos arredores das quadras, os banheiros estão em situação de barril, isso é um desrespeito com os frequentadores do CSU”, denunciou o jovem, no Twitter.

No ano passado, Renan Máximo compartilhou no Twitter a reforma da quadra de basquete e mostrou que o espaço havia voltado a ser iluminado. Na publicação, o atleta destacou que a iluminação beneficiou ainda outros esportes, como o vôlei e o futsal.

Ainda nas redes sociais, Renan Máximo afirmou que a situação atual é revoltante. O jogador de basquete criticou também a gestão dos recursos financeiros angariados com o Arraial do CSU e disse que algo precisa ser feito em relação ao evento para que os usuários, moradores e atletas não saiam mais prejudicados.

Sem retorno

A REVISTA CENARIUM entrou em contato, por e-mail, com a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pela quadra, e a Prefeitura de Manaus solicitando uma nota sobre a falta de luz na quadra e questionando quais os planos do Executivo Municipal para o espaço esportivo.

Em nota, a Prefeitura de Manaus disse que o CSU do Parque 10 passou pela execução do projeto de modernização em LED e que o serviço foi executado pela Manaus Luz e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Gestora de Abastecimento de Energia (UGPM – Energia) em todos os espaços esportivos do local.

“Encaminhamos a demanda à UGPM Energia para que verifique os espaços esportivos, se houve sobrecarga na rede, por conta do último grande evento na área, onde várias barracas utilizaram a rede elétrica do local. Se o problema for detectado na rede de iluminação pública do local, o serviço de reparo será realizado no menor tempo possível”, destacou a prefeitura, em trecho da nota.

A prefeitura declarou, ainda, que a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) tem acompanhado os reparos que estão sendo realizados pelos organizadores do arraial do CSU (que encerrou no dia 03 de julho), como lavagem das quadras e do anfiteatro e pintura de muretas. “Esse trabalho deverá ser concluído nos próximos dias e faz parte da contrapartida com a Prefeitura de Manaus pela cessão do espaço”, concluiu.

*Texto atualizado as 7h34 desta segunda-feira, 18, para incluir a nota da prefeitura

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.