‘Meu Bairro é um Espetáculo’: projeto promove laboratório de dramaturgia gratuito em Manaus

Foto: Caio Muniz
Da Revista Cenarium*

MANAUS – Moradores da zona urbana e zona rural de Manaus terão a oportunidade de transformar as experiências vividas na infância em textos teatrais. A iniciativa faz parte do projeto cultural ‘Meu Bairro é um Espetáculo’, do coletivo Lobo Cênico. A ação será realizada em três etapas, conta com oficinas gratuitas abertas ao público e terá duração de seis meses.

A primeira etapa do projeto é o laboratório dramatúrgico, que ocorrerá nos dias 10, 11, 17 e 18 de março na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Destinadas ao público com idade a partir de 10 anos, as oficinas acontecem às sextas-feiras, de 18h às 20h30, e aos sábados, de 9h às 12h. As vagas são limitadas.

(Foto: Caio Muniz)

A segunda etapa é a realização da oficina de iniciação teatral para crianças e adolescentes. Essa etapa acontece em zonas rurais, na comunidade do Alto Rio Negro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Tupé, na comunidade Nossa Senhora do Livramento e na comunidade Julião. Na zona urbana de Manaus, o trabalho será realizado no bairro Cidade Nova, Zona Norte.

PUBLICIDADE

A terceira e última etapa consiste em elaborar um livreto com dramaturgias criadas nas oficinas a partir das experiências com o laboratório. Os materiais serão entregues aos participantes das atividades.

Para conferir a programação completa, os interessados devem acessar o Instagram @lobocenico. O projeto foi contemplado pelo edital Manaus Faz Cultura 2022 do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e atende ao programa de cultura itinerante do município para criação de oficinas culturais.

Equipe

Os organizadores e professores das oficinas são Caio Muniz, Emilly Cerdeira e Elias Difreitas, com participação da professora adjunta do curso de teatro da UEA, Gislaine Pozzetti. Os designers Lu Maya, de identidade visual, e Chico Kaboco também fazem parte do time.

(Foto: Caio Muniz)

A professora Emilly Cerdeira fala um pouco sobre o processo de preparação. “Começa bem antes do primeiro contato com os espaços que vão receber as oficinas, que é a pré-produção onde a equipe faz uma pesquisa de possíveis espaços e lugares para receber o projeto. Em seguida, as visitas técnicas nas comunidades preparam o processo de construção dos diálogos para ver e entender as possibilidades que ambos podem oferecer”, conta.

Sobre a primeira edição do projeto, o professor Caio Muniz fala sobre o sentimento por trás de tudo: “É um processo prazeroso e árduo. É recompensador aprender e ensinar dentro de um projeto artístico e educativo”.

Já Muniz conta que foi o questionamento sobre como construir uma dramaturgia coletiva com pessoas de áreas urbana e rural que levou ao desenvolvimento do projeto. “Eu desenvolvo, desde a Universidade, uma pesquisa artística e acadêmica voltada para a construção da escrita de textos para as artes cênicas. Fiquei me perguntando como o imaginário de quem mora nesses espaços pode conversar e gerar um texto, ou vários, que tenham em comum elementos do cotidiano amazonense, seja da zona rural ou urbana. Existe uma identidade do Norte que nos une e a partir daí somos capazes de criar e expressar artisticamente”.

Lobo Cênico

Criada em março de 2019, a Lobo Cênico é uma produtora cultural, coletivo de pesquisa e criação em artes cênicas com o objetivo de fazer pesquisas artísticas e pedagógicas. Além de criar obras com produção humana e colaborativa, o grupo também experimenta estéticas diferentes em busca de sensibilizar o público com a linguagem das artes cênicas.

Para conhecer mais o trabalho, acesse @lobocenico no Instagram.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.