Milei visita Musk e oferece o país para receber empregos de brasileiros

Javier Milei e Elon Musk em reunião na sede das Tesla no Texas. (Governo da Argentina)
Da Revista Cenarium*

O presidente da Argentina, Javier Milei, se reuniu nesta sexta-feira, 12, com o bilionário americano Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), e ofertou a ele “colaboração no conflito que a rede X mantém no Brasil”. De acordo com fontes do governo argentino, Milei “ofereceu ajuda no que Musk precisar com seus funcionários no Brasil. Se quiserem ir embora do Brasil e vir para cá (Argentina) serão mais do que bem-vindos”.

A mesma fonte acrescentou que o chefe de Estado da Argentina disse ao magnata sul-africano que as suas empresas teriam “mais liberdade” no vizinho sul-americano. “Para nós seriam mais investimentos e mais tecnologia”, acrescentou a fonte.

O encontro entre ambos ocorreu na fábrica da montadora Tesla, no estado do Texas. Na mesma conversa, informou o governo argentino, “Javier Milei e Elon Musk coincidiram na necessidade de liberar mercados e defender as ideias da liberdade”. “O presidente e o empresário falaram no Texas sobre a importância de eliminar travas burocráticas que afastam investimentos”, frisou a Casa Rosada.

PUBLICIDADE

No mesmo comunicado, o governo argentino disse que “ambos coincidiram na importância do desenvolvimento tecnológico para o progresso da humanidade e na necessidade de estabelecer regras de jogo claras e estáveis para poder trazer empresas que fomentem o desenvolvimento”.

Leia mais: Em ‘briga’ com Moraes, Musk ameaça tirar funcionários do X do Brasil

No primeiro encontro entre ambos, o presidente “defendeu o papel dos empreendedores na sociedade. O empresário, por sua vez, se comprometeu com as ideias da liberdade e com os governos pro-mercado que lutem nesse sentido”.

Milei e Musk acordaram realizar um grande evento na Argentina “para promover as ideias da liberdade”.

Embate com Moraes

Em meio a ataques a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Musk vem ameaçando descumprir decisões da Corte. O bilionário alega que haveria excessos em medidas impostas pelo magistrado, que violariam, segundo seu entendimento, a liberdade de expressão.

O dono do X chegou a pedir, em uma publicação, a renúncia do magistrado, contestou sua atuação e o chamou de “traidor” do povo e da Constituição brasileira. Além disso, Musk ameaçou fechar as operações da sua empresa no Brasil.

No domingo, após as ameaças do bilionário, Moraes determinou abertura de uma investigação contra o empresário e uma multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso plataforma desobedeça a qualquer ordem judicial, dentro do inquérito que apura a existência de milícias digitais.

Leia também: Ibama flagra uso de internet de Musk em pelo menos 20 garimpos na Amazônia
(*) Com informações do o Globo
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.