‘Não deixamos de atender ninguém na pandemia’, diz gestor da Amazonprev em entrevista à CENARIUM

André Luiz Zogahib é diretor-presidente da Amazonprev (Elias Mariano/Revista Cenarium)

Gabriel Abreu – Da Cenarium

MANAUS – A jornalista Liliane Araújo recebeu, no sexto episódio do programa Cenarium Entrevista, o diretor-presidente da Fundação do Estado do Amazonas (Amazonprev), André Luiz Zogahib. Ele destacou as ações que vem implementado na instituição e os desafios de garantir, aos servidores públicos inativos e pensionistas do Amazonas, os benefícios previdenciários em meio à crise econômica resultado da pandemia da Covid-19.

“A Amazonprev tem um regime próprio de previdência no Estado do Amazonas. Então ela cuida dos aposentados e pensionistas que recebem pensão por morte e gere esses recursos para que tenhamos condição de pagar sempre de maneira correta essas pessoas que tanto contribuíram para a sociedade amazonense por meio da prestação de serviços por meio do Estado. Hoje, a Amazonprev contempla todos os poderes e órgão auxiliares dentro da sua estrutura, que é de fato algo significativo”, destacou Zogahib.

PUBLICIDADE

Desafios

Durante a entrevista, o advogado relatou os desafios de cuidar da previdência do maior Estado da região Norte, já que os servidores estavam com o plano de cargos e carreiras atrasado. “Eu recebi uma comissão de servidores da instituição que vinham pleiteando um plano de cargos e carreiras há mais de 14 anos. Então, eles acabaram, durantes esses anos, fazendo manifestação, paralisações, passeatas e vinham lutando para que esse plano fosse aprovado”, afirmou o diretor-presidente da Amazonprev.

Zogahib ainda afirmou que o trabalho foi realizado por diversos servidores, em apenas dois meses, para que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovasse o novo plano que precisava ser atualizado no Estado.

Um dos principais desafios do gestor ocorreu durante a pandemia da Covid-19. André Zogahib afirmou que durante o ápice do aumento de casos do novo coronavírus no Estado, a instituição não suspendeu os atendimentos e manteve tudo virtualmente para não deixar de atender os servidores públicos.

Histórico

André Luiz Zogahib é formado em Administração Pública e Direito. Também é especialista e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de janeiro, além de possuir doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas (UFMG).

Ocupa a cadeira de número quatro da Academia Amazonense de Administração, que tem como patrono o pesquisador e ex-ministro francês Michel Crozier. Atualmente, é professor-adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e está à frente da Amazonprev há dois anos e dez meses.

Confira a entrevista na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.