Nível do Rio Negro iguala segunda maior cheia e está a 20 cm do recorde de 2012

Entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa sofre com impacto da cheia do Rio Negro (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Matheus Pereira – Da Revista Cenarium

MANAUS – O nível do Rio Negro subiu mais dois centímetros e atingiu, nesta quarta-feira, 19, a marca de 29,77 metros, igualando a segunda maior cheia da história, registrada em 2009. Além disso, o nível está a 20 centímetros do recorde de 2012, quando o rio chegou a 29,97 centímetros.

A cota de inundação severa de 29 m foi ultrapassada no dia 30 de abril. Desde o início de maio, o nível do Rio Negro subiu 69 centímetros, o que representa uma média de aproximadamente 3,63 centímetros diários. A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que o rio atinja um nível recorde de 30 metros, com um intervalo provável variando entre 29,50 e 30,50 m.

PUBLICIDADE

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o principal motivo da subida extrema dos rios foram as chuvas intensas registradas nos meses de janeiro e fevereiro em toda a bacia amazonense. “O nível do rio hoje é bem próximo ao que foi observado em 2012. Em Manaus, teve uma subida muito extrema entre os meses de janeiro e fevereiro. O grande problema observado foi a chuva no princípio do ano. A partir de março e agora em abril, o rio não está subindo muito rápido. O problema é que subiu muito rápido em janeiro e não começou a descer na mesma velocidade”, explicou a pesquisadora em geociências do CPRM, Luna Gripp.

Impactos

Feirantes da Feira da Manaus Moderna correm contra o tempo para se proteger da força das águas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Em Manaus, 23.960 pessoas e cerca de 200 estabelecimentos comerciais do Centro da capital já estão afetados pela cheia. No último dia 6 de maio, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade por 90 dias. Quinze bairros de Manaus já estão sofrendo com a enchente de 2021. Na região do centro histórico, a defesa civil municipal construiu pontes para que a população consiga se locomover.

De acordo com relatório divulgado pela Defesa Civil do Amazonas na última terça-feira, 18, 414.371 pessoas foram afetadas em todo o Estado. Ainda segundo a Defesa Civil, no Amazonas, seis municípios estão em situação de atenção, nove em estado de alerta, 18 em situação de transbordamento e 25 em situação de emergência.

Crianças brincam no quintal alagado de casa, em Anamã, a 165 quilômetros de Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Além disso, em Manaus, Itacoatiara e Manacapuru o nível dos rios atingiu a cota de inundação severa. Em Manacapuru, o nível do Rio Solimões está em 20,59 metros e também e a previsão do CPRM é que o rio atinja 20,80m, superando por apenas dois centímetros o recorde de 20,78 metros marcado em 2015. Já em Itacoatiara, o nível do rio Amazonas está em 15,15 metros. Itacoatiara registrou a cheia recorde em 2009, quando o nível do rio Amazonas atingiu 16,04 metros.

Idosa tem a casa invadida pela subida do Rio Negro, em Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.