No Amazonas, FUnaTI conhece projetos do Instituto Amazônia Equatorial

Sede da FUnaTI, em Manaus. (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – O reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnaTI), doutor Euler Ribeiro teve a oportunidade de conhecer, nesta sexta-feira, 26, os projetos desenvolvidos e em andamento pelo Instituto Amazônia Equatorial (AME), organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável e conservação ambiental, melhorando a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Suas principais iniciativas são implementadas através do Programas e Soluções Inovadoras, criando oportunidades para famílias de baixa renda na região Norte do Brasil.

A comitiva liderada pelo reitor, Euler Ribeiro foi recebida pelo presidente do Instituto Amazônia Equatorial (AME), Hipérion Monteiro e sua diretoria que aproveitou a ocasião para apresentar um painel com o registro de projetos desenvolvidos pelo Instituto, bem como suas etapas e logísticas de implantação e funcionamento e contribuições em prol do Amazonas.

Comitiva foi recebida pelo presidente do Instituto Amazônia Equatorial (AME), Hipérion Monteiro. (Divulgação)

Entre os projetos apresentados e já executados, o Promazon que teve como objetivo possibilitar a abertura para o mercado de trabalho oferecendo cursos para jovens e adultos e promovendo a inclusão digital. O curso foi realizado pelo Instituto Amazônia Equatorial em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) .

PUBLICIDADE

Além disso, também foram apresentados ao reitor, 04 projetos com foco no turismo de Manaus e de municípios do interior do Amazonas como Iranduba Presidente Figueiredo, que foram selecionados pelo Ministério do Turismo (Mtur) para compor o Portal de Investimentos. Assim como projetos, como Mãe Cunhã, Morada Amazônica, Na Trilha da História, entre outros.

Presidente do (AME), Hipérion Monteiro reforçou a importância do desenvolvimento de parcerias e políticas públicas para o fomento de ações voltadas para Terceira Idade e também os benefícios da assinatura de um futuro termo de cooperação entre as instituições após as visitas técnicas.

Nosso principal objetivo é unir ideias e projetos que gerem resultados positivos e que a população e o público alvo de cada segmento seja atingido, o que reforça o nosso compromisso com a inovação, inclusão social e bem-estar da população. E ter a presença do doutor Euler Ribeiro e apresentar nossos projetos é um motivo de muito orgulho e satisfação”, afirma.

Após conhecer alguns dos projetos do AME, Euler Ribeiro avaliou a iniciativa de forma positiva destacando que a instituição é um instrumento de cuidados das pessoas em todos os níveis, sem necessidade de retorno monetário. “É uma instituição que cuida muito bem de todas essas coisas que os projetos voltados com olhar para Amazônia podem produzir em funções especiais para as pessoas mais simples”, observa o reitor.

Quanto às novidades para 2024 para a FUnaTI, Euler Ribeiro disse que está em uma corrida para ampliar a estrutura da universidade da Terceira Idade. “Precisamos de mais salas de aula porque todos os dias chegam pessoas e eu não posso colocar mais de 3 mil alunos, não tenho estrutura suficiente para isso. E nosso objetivo é ampliar e melhorar cada vez os serviços”, adianta. Além disso, Euler anunciou um investimento de um recurso de uma empresa do distrito industrial para o desenvolvimento de pesquisas com frutos e ervas voltados para os cuidados da saúde da população.

Outra boa novidade é que o Ministério da Saúde (MS) nos escolheu para sermos representantes do Norte da Telessaúde, da Telemedicina porque temos uma policlínica estruturada dentro da (FUnaTI) e que temos condições de fazer esse atendimento à distância. E estamos ajustando tudo para darmos início neste projeto ainda em 2024”, anuncia.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.