Novo prêmio está em elaboração para reconhecimento de livros científicos, técnicos e profissionais

Ilustração de capa de 'Ópera Negra', HQ de Clara Chotil, sobre a cantora lírica Maria d'Apparecida, para a editora Veneta (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – Está em elaboração na Câmara Brasileira do Livro um novo prêmio chamado Atena, irmão do Jabuti e voltado a reconhecer livros científicos, técnicos e profissionais, ou CTP, no jargão da indústria.

A ideia é dar mais destaque a uma produção que acaba invisibilizada nos canais mais midiáticos, apesar de representar parcela significativa da renda do mercado, com diversas editoras de ponta especializadas nesse campo. Os livros também são fundamentais para políticas de educação e formação profissional.

O plano ainda é incipiente, mas tem chance de sair do papel já no próximo ano. A professora e crítica Marisa Lajolo, que já tem Jabuti na estante e foi curadora do tradicional prêmio, é uma das pessoas capitaneando o projeto.

PUBLICIDADE

Há, no próprio Jabuti, hoje, categorias voltadas a ciências humanas, sociais e exatas, um espaço tido como insuficiente para recompensar as obras técnicas. O objetivo é ampliar esse alcance com um troféu que possa projetar pesquisadores e reconhecer ciência de ponta.

Aliás, as inscrições para o Jabuti deste ano seguem abertas até o próximo dia 15 de junho.

Leia também: ‘Bolsonaro teve a rara fineza de não sujar meu prêmio’, diz Chico Buarque ao receber Camões
(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.