Número de sepultamentos, em Manaus, bate recorde e já é o maior desde abril de 2020

Cemitério Tarumã, em Manaus, tomado por crucifixos em covas de vítimas de Covid-19 (Maurício Freire/ Semcom)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A capital do Amazonas registrou mais uma marca triste nessa quarta-feira, 13, quando o número de sepultamentos nos cemitérios bateu um novo recorde e chegou a 198 em apenas um dia. Esse é o maior já registrado desde abril do ano passado, quando Manaus estava passando pelo primeiro pico da doença. O número de sepultamentos no dia 26 de abril foi de 142, segundo dados divulgados naquele dia, pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

De acordo com o Informe Funerário divulgado diariamente pela Prefeitura de Manaus, a quarta-feira registrou também o maior número de sepultamentos por Covid-19 neste ano, foram 87 óbitos tendo a doença como causa. Ao todo, a capital já registrou 1.428 sepultamentos nos primeiros 13 dias de 2021.

PUBLICIDADE

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou também 1.474 novos casos de Covid-19, totalizando 219.544 casos da doença no Estado até essa quarta, 13. Segundo o boletim, foram confirmados 69 óbitos por Covid-19, sendo 41 ocorridos na última terça-feira, 12, e 28 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clinicoepidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.879 o total de mortes.

Em alinhamento com o sindicato das empresas funerárias, a Semulsp, desde a última terça-feira, 12, ampliou o horário de atendimento para sepultamentos em todos os cemitérios da cidade para até 18h. A medida visa dar mais flexibilidade aos atendimentos.

Internações

Janeiro já é o mês com o maior número de internações por Covid-19 em unidades de saúde de Manaus. O número de novos pacientes internados na capital em apenas 12 dias já superou o total do mês de abril de 2020, que tinha o maior registro desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Governo do Amazonas, o número de internações por Covid-19 em Manaus, chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. Em abril do ano passado, foram internados 2.128 pacientes com Covid. As hospitalizações de janeiro também já haviam superado o mês de maio, que passou a ser o terceiro mês com mais internados (1.926).

Leia mais: Para atender demanda, 350 leitos devem ser abertos em até 24 horas em Manaus, diz Pazuello

Novos leitos

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que Manaus deve ganhar 350 novos leitos, que serão abertos até esta quinta-feira, 14, para atender a demanda. Os leitos funcionarão no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Nilton Lins e em enfermarias de campanha que serão montadas em frente aos hospitais Delphina Aziz e 28 de Agosto, além de envios de uma seleção de profissionais para aturem na capital.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.