Ocupantes resistem à ação policial para reintegração de posse em Manaus

Comunidade Indígena Nusoken, na Zona Oeste de Manaus (Ricardo Oliveira/Rede Cenarium Amazônia)
Yana Lima – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Na manhã desta segunda-feira,18, uma ação policial de reintegração de posse conduzida no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, retirou ocupantes de uma área conhecida como ‘Comunidade Indígena Nusoken’. A operação é marcada por tensão. Os ocupantes da área resistiram à ação e enfrentaram policiais.

Imagens mostram o momento da ação policial (Foto: Divulgação)

Vídeos feitos por ocupantes mostram a ação policial. Nas imagens, é possível ver mulheres ajoelhadas em resistência, atropeladas pelo batalhão de choque e seus escudos. Imagens mostram ainda um homem sendo detido, por confrontar policiais.

Ação de reintegração de posse no Tarumã (Foto: Reprodução)

Assista o momento da ação:

PUBLICIDADE


Cerca de 200 famílias vivem no local há aproximadamente oito meses, situado à margem da Avenida do Turismo, de acordo com informações preliminares. Retroescavadeiras foram utilizadas para derrubar as moradias construídas no local, sendo a maioria delas de madeira.

Retroescavadeiras foram utilizadas para derrubar as moradias (Ricardo Oliveira/Rede Cenarium Amazônia)

Informações apuradas no local apontam que a área é reivindicada por uma empresa, proprietária de um hospital em Manaus. No entanto, ocupantes da área, que afirmam ser indígenas, disseram ter sido autorizados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) a permanecer na região. Os ocupantes informaram que devem se deslocar à fundação para um protesto contra a reintegração de posse.

Fotos: Ricardo Oliveira/Rede Cenarium Amazônia

A reintegração de posse é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), conta com a presença de policiais federais, agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Grupo Integrado de Prevenção às Áreas Públicas (Gipiap) da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), além de agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da concessionária Amazonas Energia.

Polícia

Em nota à imprensa, a Polícia Federal (PF) informou que na última sexta-feira, 15, os ocupantes foram intimados sobre a ação. “Vale ressaltar que a Justiça Federal disponibilizou toda a estrutura necessária para a retirada dos invasores do local. Foram cedidos caminhões de mudança e carregadores, que ficaram disponíveis para levar os invasores para o endereço que quisessem”, informou a PF.

A REVISTA CENARIUM acompanha a ação. Mais informações em instantes.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.