Onda de calor faz Mato Grosso ter temperaturas 5ºC maiores

Homem fotografa o pôr do sol (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) — A nova onda de calor que atinge o Brasil deve aumentar em até 5ºC as temperaturas em algumas cidades de Mato Grosso da região Centro-Sul, segundo a Agência Climatempo. Esta é a quarta onda de calor neste ano e deve vigorar até 2 de maio.

Esse fenômeno é causado devido à atuação de uma área de alta pressão na parte média da atmosfera, que acaba agindo como uma barreira, o que ajuda a manter o ar seco e quente. Isso faz elevar as temperaturas por onde está a onda.

Em Mato Grosso, 24 municípios são afetados pelo fenômeno, entre eles estão: Alto Garças, Alto Araguaia, Barra do Garças, Campinápolis, Comodoro, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Diamantino e Itiquira.

PUBLICIDADE

Segundo a Climatempo, uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a intensificação do calor.

Centro-Sul do país é mais afetado pela onda de calor (Reproução/Climatempo)

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a onda de calor ocorre durante um período de seis dias seguidos, com temperaturas acima do esperado da temperatura máxima daquele período.

Apesar do esperado que a onda de calor dure até o início de maio, os modelos meteorológicos indicam uma possível continuidade desse padrão além deste período, podendo perdurar ao longo da primeira semana de maio.

Em todo ano passado, País registrou 65 dias de intenso calor, representando quase um quinto do ano (18%), conforme indicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sendo que entre os meses de julho e novembro houve cinco recordes de temperaturas médias.

Leia mais: Temperatura dos oceanos em fevereiro foi a mais alta da história
Editado por Aldizangela Brito

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.