Operação contra desmatamento embarga 12 garimpos ilegais no Mato Grosso

A inspeção utilizou os alertas do satélite de alta definição Planet para identificar as áreas de garimpo ilegal com 200 hectares desmatados. (Divulgação/Sema-MT)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema-MT) deflagrou nesta semana mais uma etapa da Operação Amazônia. O efetivo ambiental embargou 12 garimpos ilegais no município de Apiacás, a 990 quilômetros de Cuiabá.

Dos 200 hectares desmatados, pelo menos 15 hectares estão em área de preservação permanente localizada nas margens de cursos d’água. A equipe também detectou o crime de apropriação e exploração de minerais pertencentes à União. Também foi verificada a alteração da qualidade da água e do solo pelo manuseio de substância oleosa. As áreas foram embargadas, ou seja, fica proibida qualquer utilização da área para atividades. As multas serão lavradas pela equipe assim que houver a identificação dos infratores.

Os fiscais removeram 16 motores, destruiram três acampamentos e uma central de beneficiamento. A ação da Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, da Força Tática e 25º Batalhão do Cristo Rei.

PUBLICIDADE

Inutilização de bens e produtos

Durante a operação foi constatado que haviam motores apreendidos anteriormente tendo a posse permanecido com o proprietário a título de fiel depositário, sendo utilizados para continuidade dos ilícitos ambientais. A remoção de maquinários, quando possível, juntamente com a inutilização dos equipamentos e demais estruturas nas situações em que não é possível a remoção, tem sido eficiente para cessar o dano em curso e descapitalizar o infrator.

Operação Amazônia

No dia 31 de maio, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), lançou a Operação Amazônia Arco Norte com o objetivo de conter os crimes contra flora no Estado.

“Vamos apertar a fiscalização. Não iremos compactuar com atividades ilegais no nosso Estado. Aqueles que apostarem na impunidade terão graves consequências com autuações e responsabilização criminal. Por isso, estamos reforçando o pedido às pessoas que respeitem a legalidade, o meio ambiente e produção sustentável em nosso Estado”, enfatizou o governador Mauro Mendes.

Desde o início de 2020, o Governo de Mato Grosso já realizou cerca de 20 operações em campo, além do aperfeiçoamento das metodologias de notificação e autuação remota. Ao longo dos primeiros meses do ano, a Coordenadoria de Fiscalização de Flora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) embargou 243 áreas, apreendeu 24 máquinas utilizadas em desmatamento e aplicou cerca de R$ 360 milhões em multas por crimes contra flora.

“Para este ano, Mato Grosso já implementou novas ações para coibir os crimes ambientais como a remoção imediata de maquinários utilizados em ilegalidades e a geoespacialização dos desmates autorizados e não autorizados, tornando as ações de fiscalização ambiental mais assertivas”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Denúncia

O cidadão pode denunciar crimes ambientais pelo disque denúncia (0800 65 3838), pelo site Fale Cidadão ou pelo aplicativo MT Cidadão.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.