Pará reduz desmatamento em 70% no mês de agosto, aponta Inpe

Floresta Amazônica - Região Sudoeste Paraense (Bruno Cecim/Agência Pará)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – O Pará reduziu em 70% a área com alertas de desmatamento em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresentados nesta terça-feira, 5.

De acordo com o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, a queda foi de 676 km² em agosto de 2022 para 204 km² em agosto de 2023. A redução equivale a uma área de 472 km², a maior redução em quilômetros quadrados entre os Estados da Amazônia Legal.

No acumulado de janeiro a agosto de 2023, o Pará também registrou uma redução de 48% nos índices de desmatamento em comparação ao mesmo período do ano de 2022.

PUBLICIDADE

A Amazônia Legal também apresentou diminuição no desmatamento em agosto deste ano. De acordo com o Inpe, a área coberta por alertas foi 66% menor do que no mesmo período em 2022, equivalendo a uma área de 1.101 km².

O Pará lidera o ranking dos Estados da região com as maiores reduções, seguido por Amazonas (225 km²), Mato Grosso (173 km²)e Rondônia (113 km²). No total, a Amazônia Legal registrou em agosto área recoberta por alertas 66% menor do que no mesmo período em 2022, 1.101 km².

No acumulado de janeiro a agosto de 2023, a área coberta por alertas na Amazônia Legal é 46% menor do que no mesmo período de 2022, representando uma área de 3,1 mil km² a menos.

Estado de emergência ambiental

Durante evento de comemoração ao Dia da Amazônia, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) afirmou que medidas emergenciais e operações integradas têm contribuído para a preservação do meio ambiente no Estado.

Quando decretamos estado de emergência ambiental foi porque percebemos que chegava a hora de tratar crime ambiental no mesmo nível que os demais crimes. Com isso, a operação ‘Amazônia Viva’, com mais de 36 ciclos de fiscalização, e a ‘Operação Curupira’ têm posicionado estratégias e mobilizações com imersão em determinados territórios do Estado. Esses movimentos incrementam a cultura da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, oportunizando o uso adequado da biodiversidade, com estímulo a alternativas de uso do solo“, declarou Barbalho.

Governo do Estado comemorou índices do Inpe, no Dia da Amazônia (Marco Santos/Agência Pará)

Para o governador, a “Operação Curupira”, implementada pelo governo estadual, foi fundamental para alcançar esses resultados, com uma redução de 40% na área coberta por alertas de desmatamento em 15 municípios considerados críticos. A operação, iniciada a partir do Decreto de Emergência Ambiental, continua a fortalecer a presença dos órgãos estaduais no combate a ilícitos ambientais em áreas críticas.

Leia mais: Dia da Amazônia: Pará cria nova Unidade de Conservação na divisa com Amazonas
Editado por Jefferson Ramos
Revisão por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.