Partidos fazem últimas filiações para escolha de pré-candidatos em Mato Grosso

A urna eletrônica em teste (Reprodução/ TRE-GO)
Davi Vittorazzi Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) Com o fim da janela partidária, período que permite a mudança de partidos de possíveis candidatos a prefeito e vereadores, que se encerra nesta sexta-feira, 5 , muitos partidos se movimentam para definir seus pré-candidatos em Mato Grosso.

Em Cuiabá, o União Brasil já fechou suas filiações e está com a chapa de pré-candidatos à Câmara de Cuiabá fechada, segundo o pré-candidato à prefeitura pela legenda e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho. Apesar disso, os partidos aliados, como o PRD, formado a partir da fusão do PTB e Patriotas, enfrentam dificuldades para encaixar nomes.

Já no MDB, partido do atual prefeito da capital mato-grossense Emanuel Pinheiro, os correligionários avaliam uma possível candidatura própria. Isso porque o partido é divido há anos, entre os filiados que apoiam a atual gestão e os que são contra o prefeito.

PUBLICIDADE
Partidos definem possiveis candidatos em Cuiabá (Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá)

Na avaliação da deputada estadual Janaina Riva, da mesma sigla, uma possibilidade para o consenso no partido seria ter uma candidatura própria e pura (sem parceria com outros partidos). “Seria um caminho meio-termo para todo o diretório do partido estadual e municipal”, frisa a parlamentar.

Outra mudança ocorreu no PSDB, com a filiação nesta quarta-feira, 3, de dois vereadores de Cuiabá, Rogério Varanda (ex-MDB) e Rodrigo Arruda e Sá (ex-Cidadania). Agora o partido tem três vereadores na Capital, incluindo Renivaldo Nascimento, que retornou ao parlamento após atuar como secretário municipal de Meio Ambiente.

Ainda na disputa pelo Executivo Municipal da capital, o PT já definiu o deputado estadual Lúdio Cabral como pré-candidato a prefeito de Cuiabá. No PL, o deputado federal Abílio Brunini também deve disputar a prefeitura.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cb34cd42a82f6110eb86e2096fc60646.jpg
Lúdio Cabral é filiado ao PT do Mato Grosso. (Divulgação)

O empresário Reginaldo Teixeira também está na disputa pelo mesmo cargo pelo partido Novo. A legenda tem filiados em 64 municípios do estado. O planejamento do Novo é disputar o pleito em 30 cidades, seja pela majoritária ou proporcionais.

Leia também: MPE pede condenação de deputado por fake news contra adversário à prefeitura de Cuiabá
Edição: Hector Muniz
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.