Período de adesão partidária inicia e PP é primeiro partido a apoiar Cidade à Prefeitura de Manaus

Rodrigo de Sá é presidente do PP-AM e Roberto Cidade é presidente do União Brasil em Manaus (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A seis meses do turno das eleições municipais, os partidos no Amazonas já anunciam as coligações e federações, bem como os candidatos que vão apoiar. O presidente do PP-AM, Rodrigo de Sá, confirmou, nessa quinta-feira, dia 4, que o “Progressistas também é Roberto Cidade”, afirmando o compromisso em “marchar” ao lado do deputado estadual. A sigla é a primeira a confirmar apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Manaus.

O anúncio ocorreu durante a posse do Coronel Alfredo Menezes como presidente municipal da sigla, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). De Sá declarou, em discurso na assembleia, que Cidade o pré-candidato mais preparado para assumir o cargo de prefeito da capital amazonense.

O Progressistas, com toda a sua militância, os pré-candidatos a vereador, irão marchar com você lado a lado para que a gente consiga romper a história na cidade de Manaus e, naturalmente, recolocar Manaus no rumo certo. Eu tenho certeza que você é o cara preparado para isso, porque você tem experiência, juventude, garra e vontade. Você é daqui, você conhece os problemas da cidade, conhece os problemas do nosso Estado. Estamos juntos. Progressistas também é Roberto Cidade“, finalizou.

PUBLICIDADE

Veja o vídeo:

Rodrigo de Sá em discurso na posse de Coronel Menezes (Reprodução/Redes sociais)

O PP é um partido que já caminha ao lado do União Brasil por causa do governador do Amazonas, Wilson Lima, presidente da sigla no Estado. Em 2022, o Progressistas foi um dos partidos que apoio o governador na reeleição. Na época, Wilson Lima reuniu dez partidos políticos e espera repetir o feito nesta eleição em torno de Cidade.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, e o governador do Amazonas, Wilson Lima (Divulgação/União Brasil-AM)
Prazos

O mês de abril tem prazos decisivos do calendário eleitoral das eleições de 2024, cujo 1º turno está marcado para 6 de outubro e o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário. As datas constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De 7 de março até esta sexta-feira, 5, é possível a desfiliação partidária para mudança de partido por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até este sábado, 6.

O dia 6 de abril também é a data limite para que partidos políticos e federações que queiram participar das Eleições 2024 registrem, no TSE, os respectivos estatutos. 

Leia também: A seis meses para eleições, prefeito de Manaus pode enfrentar duas CPIs

Quanto às convenções partidárias e registros de candidatura, de 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.