Pesquisadores encontram planta carnívora subterrânea na Indonésia

Planta carnívora (Nepenthes pudica) descoberta embaixo de um musgo (Martin Dančák / Divulgação)
Com informações do InfoGlobo

A equipe do pesquisador Martin Dančák, da Universidade Palacký, na República Tcheca, descobriu uma nova espécie de planta carnívora: é a Nepenthes pudica, que se diferencia das demais por capturar suas presas no subsolo. Encontrada na província de Kalimantan do Norte, na Indonésia, ela não é a primeira encontrada embaixo da terra, mas a surpresa dos cientistas é que, ao contrário das demais, esta apresenta “jarros” — um sistema em que folhas funcionam como um mecanismo de captura — que a possibilitam se alimentar de organismos maiores do que seres minúsculos.

Durante uma viagem à Indonésia, os pesquisadores escolheram uma montanha inexplorada aleatoriamente e, por lá, se depararam com a surpresa. Até descobrirem que a captura de alimento dos vegetais era feita no subsolo, eles sentiram falta dos “jarros” nas plantas carnívoras do gênero Nepenthes.

“À medida que continuamos a encontrar outras plantas sem jarro ao longo da subida até o cume, nos perguntamos se uma espécie de planta carnívora poderia ter evoluído para a perda de carnivoria [hábito alimentar baseado em consumo de carne], como visto em algumas outras plantas carnívoras”, explica o pesquisador Ľuboš Majeský, que estava presente na viagem.

PUBLICIDADE

“Ao tirar fotos, rasguei uma almofada de musgo de uma base de árvore, revelando um monte de jarros ricamente cor de marrom crescendo de um broto curto com folhas reduzidas totalmente sem clorofila”, conclui, descrevendo a descoberta.

"Jarros" encontrados no subsolo na Indonésia — Foto: Martin Dančák / Divulgação
“Jarros” encontrados no subsolo na Indonésia — Foto: Martin Dančák / Divulgação

O estudo foi publicado na revista Phytokeys pela equipe do pesquisador Martin Dančák, da Universidade Palacký, da República Tcheca, que descreveu a descoberta:

“Encontramos uma planta de jarro que difere marcadamente de todas as outras espécies conhecidas”, relata Dančák. “Na verdade, essa espécie coloca seus jarros de até 11 cm de comprimento no subsolo, onde se formam em cavidades ou diretamente no solo e capturam animais que vivem no subsolo, geralmente formigas, ácaros e besouros.”

Até então, os outros três grupos de plantas carnívoras conhecidos por capturar alimento de forma subterrânea faziam essa captura de maneira diferente e direcionada em organismo minúsculos.

“Nossa hipótese é que as cavidades subterrâneas têm condições ambientais mais estáveis, incluindo umidade, e presumivelmente também há mais presas em potencial durante os períodos secos”, acrescenta Michal Golos, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, que também participou do estudo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.