Políticos de Goiás agradecem envio de respiradores do Amazonas para atender pacientes no interior do Estado

Município recebeu dez respiradores e também dez monitores para equipar UTIs.(Reprodução/Instagram)

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – O município de Senador Canedo, interior do Estado de Goiás, recebeu nesse sábado, 3, dez respiradores enviados pelo governo amazonense para assistência no tratamento de pacientes com Covid-19. Estavam presentes durante a entrega da ajuda humanitária, o prefeito da cidade, Fernando Pellozo (PSD), e o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que aproveitaram a oportunidade para agradecer ao governador Wilson Lima (PSC-AM) pela ajuda.

“Em pleno sabadão de aleluia, nosso município recebeu um grande reforço para o tratamento de casos graves de Covid-19. Não queremos que essa doença, que já abalou tantas famílias, continue destruindo sonhos. Foi por isso que o senador Vanderlan nos ajudou com um empréstimo ao governo do Amazonas e não teremos que pagar nada por esses equipamentos. Minha gratidão em nome de toda nossa gente”, disse o prefeito Fernando.

PUBLICIDADE
Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo acompanha chegada de respiradores enviados pelo governo do Amazonas (Reprodução/ Instagram)

Vanderlan, que articulou a ajuda juntamente com o governo amazonense, agradeceu ao apoio à Saúde Pública de Goiás, que tem estado em colapso por conta do alto número de internações por Covid-19. “Como sempre digo, a união é essencial nesse momento. Sou muito grato pelo gesto solidário do governador do Amazonas, Wilson Lima, em emprestar os respiradores para Senador Canedo”, celebrou.

Senador e o prefeito comemoram chegada da ajuda humanitária enviada pelo Amazonas. (Reprodução/ Instagram)

Os respiradores chegaram nesse sábado ao município goiano. O senador Vanderlan acompanhou, junto com o prefeito Fernando Pellozo, a chegada dos respiradores, e também de dez monitores que servirão para equipar os leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19. O transporte foi realizado pelo Comitê de Gestão de Crise do Ministério da Saúde.

Envio de pacientes

No início do ano, quando o Estado do Amazonas sofreu colapso na Saúde Pública por falta de oxigênio, com o número elevado de infecções e internações por Covid-19, Goiás recebeu cerca de 200 pacientes de Manaus. “Agora Manaus retribui com esse gesto”, destacou Vanderlan Cardoso.

Casos em Senador Canedo

Já foram confirmados 10.609 casos de Covid-19 desde o início da pandemia em Senador Canedo. Atualmente, cerca de 181 pessoas morreram pela doença. Em relação à vacinação, 7.341 pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus e 2.409 a segunda.

A ‘Operação Gratidão’

Atualmente, a ‘Operação Gratidão’, retribuição de ajuda que o Amazonas recebeu de outros Estados na fase mais aguda da pandemia, nos meses de janeiro e fevereiro, está suspensa por precaução da falta de equipamentos de kit intubação.

A operação permitiu que o Amazonas recebesse, em 15 dias, 48 pacientes de Rondônia e do Acre. Além de enviar cilindros para o Paraná e também uma usina de oxigênio da empresa White Martins, que fornece o gás para o Estado, para ajudar o Acre. Santa Catarina também já recebeu doações do gás.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.