População indígena é beneficiada com ação de cidadania realizada por fundação

A programação envolveu uma exposição de artesanato indígena (Lincoln Ferreira/Sejusc)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam), promoveu no sábado, 18, o evento “Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania” na comunidade Nações Indígenas, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, com apoio de outros órgãos estaduais.

“Estamos honrados em fortalecer a parceria com órgãos estaduais, impactando positivamente a Comunidade Nações Indígenas. Essa iniciativa reflete nosso compromisso em promover não apenas atendimentos, mas oportunidades e reconhecimento cultural. Acreditamos que juntos construímos um caminho mais justo e inclusivo para os povos indígenas do Amazonas”, afirma o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão.

Venda de artesanato indígena (Lincoln Ferreira/Sejusc)

A programação envolveu uma exposição de artesanato indígena, destacando a riqueza cultural das comunidades locais e apresentações musicais que celebraram a tradição e a expressão artística.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) esteve presente, oferecendo atendimento psicossocial e registro de nascimento, fortalecendo aspectos fundamentais da identidade e do suporte emocional. A Secretaria de Estado de Trabalho (Setemp) contribuiu emitindo a carteira do artesão e auxiliando no cadastro de emprego.

“É com satisfação que vemos o impacto positivo da ‘Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania’. Quero agradecer a todos os órgãos presentes pelo trabalho integrado. Esse evento é fruto de um esforço conjunto, refletindo nosso compromisso em atender as necessidades e fortalecer os laços com as comunidades indígenas. A Fepiam continuará trabalhando incansavelmente para garantir que essas ações se traduzam em mudanças significativas e duradouras para os povos indígenas do Amazonas”, destaca o diretor-técnico Joabe Leonam.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ofereceu atendimento médico, odontológico e farmacêutico. A equipe da UEA também distribuiu medicamentos essenciais e prestou serviços de enfermagem, contribuindo para a saúde e bem-estar dos indígenas.

Banca com artesanato típicos da região (Lincoln Ferreira/Sejusc)

O Instituto Joana Galante disponibilizou cortes de cabelo, serviços de embelezamento e esmaltação. Além disso, ofereceu atendimento especializado com optometrista e oftalmologista, tratando das necessidades visuais dos presentes. A assistência em questões jurídicas e o agendamento do título de eleitor foram outros serviços fornecidos pelo instituto.

A Amazon Five complementou a ação realizando inscrições para o Cadastro Único, promovendo inclusão e acesso a benefícios sociais. Destacando ainda mais o bem-estar, uma massoterapeuta esteve à disposição para proporcionar momentos relaxantes com massagens.

“Em nome da nossa comunidade, quero expressar nossa profunda gratidão ao Governo do Amazonas, por meio da Fepiam, e todos os parceiros envolvidos por trazerem essa atividade até nós. Este evento vai além dos serviços; é um reconhecimento da nossa cultura. Agradecemos por esse gesto significativo que amplia horizontes e reforça a importância da integração e cidadania para nosso povo indígena”, agradece o líder indígena da comunidade, conhecido popularmente por Seu Pedro.

Serviços realizados para a comunidade (Lincoln Ferreira/Sejusc)
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Governador do AM projeta R$ 195 mi em negócios na 45ª Expoagro
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.