Presidente Lula cria conselho nacional para tratar da COP30 em Belém

Presidente Lula durante pronunciamento (Reprodução/Agência Brasil)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – A Presidência da República realizou na segunda-feira, 5, data em que foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma cerimônia alusiva com representantes de ministérios e governos estaduais. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto de criação de um conselho nacional para tratar sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Segundo o governo federal, o grupo deverá decidir sobre infraestrutura, logística e organização da COP30, além de articular a interlocução do governo com demais órgãos e entidades dos entes federados e da sociedade civil. A composição do colegiado ainda não foi divulgada.

Da esquerda para a direita, governador do Pará, Helder Barbalho; ministra Sonia Guajajara; vice-presidente da República Geraldo Alckmin; presidente Lula e a primeira-dama, Janja (Reprodução/Agência Pará)

No pronunciamento, Lula disse que “a COP30, possivelmente, será a maior de todas”. Ele ressaltou que “quem tomou a decisão de apoiar o Brasil para receber a COP30 foram pessoas muito inteligentes, porque em qualquer evento climático que você participa o que mais se fala é de Amazônia, seja em Paris, no Egito, em Berlim, ou em qualquer lugar. Nada mais justo ser, então, na Amazônia, para verem com os próprios olhos o que é”.

PUBLICIDADE

Presente no evento, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ressaltou a parceria entre o governo do Estado e o governo federal, na preparação da capital paraense, para receber a conferência mundial, em 2025, e também a Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto.

Pronunciamento de Lula durante o evento (Reprodução/Agência Pará)

“Receberemos os oito presidentes da República dos oito países da Pan-Amazônia, como também em 2025 estaremos recebendo o maior evento de mudanças climáticas do planeta. É um desafio enorme, mas há desejo, vontade e compromisso de, todos juntos, trabalharem em favor desta agenda tão importante para a humanidade, buscando equilíbrio entre sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade social”, reiterou Barbalho.

Leia também: Sede da COP 30, Belém é criticada pela falta de coleta de lixo
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.