Inmet alerta: previsão de chuvas intensas no Norte

Chuvas intensas no Norte (Reprodução/Šime Barešić/Domínio Público)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou neste sábado,13, pelo menos três avisos de alerta de chuvas intensas no país ao longo do fim de semana. A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Mapa meteorológico do Brasil (Reprodução/Inmet)

No Norte, as áreas com previsão de temporais incluem nordeste paraense, Marajó, Baixo Amazonas, sudoeste paraense, norte do Amapá, região metropolitana de Belém, centro amazonense e sul do Amapá. Outro alerta inclui centro-sul mato-grossense, centro norte de Mato Grosso do Sul, leste rondoniense, sudeste mato-grossense, pantanais sul mato-grossense, sudoeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste mato-grossense, norte mato-grossense, nordeste mato-grossense, leste de Mato Grosso do Sul e Madeira-Guaporé.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores por conta do risco de queda e de descargas elétricas. Outra recomendação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Sempre que possível, é recomendado ainda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

PUBLICIDADE

“De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 80,0 mm (tons em vermelho) especialmente no norte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continuam influenciando as instabilidades na região, provocando chuvas intensas” afirma o Inmet em relatório publicado hoje.

Confira o relatório na íntegra:

Leia mais: Barco com corpos em decomposição é encontrado à deriva no Pará
(*) Com informações de Agência Brasil
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.