‘Que sejam encontrados logo’, diz Lula sobre servidor da Funai e jornalista do The Guardian desaparecidos no AM

Os policiais também estão preocupados com algumas declarações recentes do ex-presidente Lula (Reprodução/TV PT)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva pediu, na tarde desta segunda-feira, 6, para que o servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Araújo Pereira, e o colaborador do The Guardian, jornalista Dom Phillips, sejam encontrados logos e em segurança. Desde domingo, 5, Bruno e Phillips estão desaparecidos na região do Vale do Javari, no interior do Amazonas.

Veja também: Reforço especializado é enviado para atuar em buscas por indigenista e jornalista inglês desaparecidos no Vale do Javari, no AM

“O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos na Amazônia. Estavam na região reportando invasões de terras indígenas. Phillips me entrevistou para o @guardian em 2017. Espero que sejam encontrados logo, que estejam bem e em segurança”, escreveu Lula, em uma publicação no Twitter.

Lula e as causas indígenas

Pré-candidato à Presidência da República, Lula tem se posicionado em defesa dos direitos dos povos indígenas e andado lado a lado com lideranças da causa. Em abril deste ano, o petista levantou a possibilidade da criação de um ministério específico para políticas voltadas aos indígenas.

PUBLICIDADE

Confira também: Polícia Federal apura sumiço de indigenista da Funai e jornalista do The Guardian no Vale do Javari, no AM

Além disso, o ex-presidente afirmou ser impossível governar pelas populações originárias sem a revogação de várias medidas impostas pelo governo atual de Bolsonaro. Por conta da mobilização, Lula tem recebido apoio de movimentos nacionais a favor dos povos indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), e de lideranças como o cacique Raoni Metuktire, do povo Caiapó.

Pedido de Apoio

Na tarde desta segunda-feira, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da Câmara dos Deputados enviou um ofício ao Ministério da Justiça e Polícia Federal cobrando buscas e apoio pelo desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do ativista Bruno Araújo. O documento é assinado pelos deputados José Ricardo (PT/AM), Joenia Wapichana (Rede/RR) e Airton Faleiro (PR/PA).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.