Recém-nascidos e crianças precisam de cuidados redobrados durante a pandemia

Pais de bebês recém nascidos e crianças precisam estar atentos - foto: Shutterstock

Carolina Givone – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com intuito informar e orientar a população amazonense, sobre os cuidados com recém-nascidos e crianças durante o período de pandemia da Covid-19, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) disponibilizou um manual ilustrado com recomendações médicas para pais e responsáveis.

Sob a professora e médica pediatra Adriana Taveira, a iniciativa segue recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Taveira explica que o fato das crianças e recém-nascidos não pertencerem ao grupo de risco, não possibilita a família flexibilizar os cuidados.

PUBLICIDADE

“A maioria das pessoas que apresentam quadro grave são aquelas com mais de 60 anos e adultos que tenham alguma outra comorbidade. Já as crianças, na maior parte das vezes, apresentam sintomas leves ou são assintomáticas, podendo ser veículos de transmissão. Por isso, é necessário que os pais, conversem sobre a pandemia, ensinem a etiqueta respiratória e a forma correta de lavar as mãos, além citar a higiene dos brinquedos”, pondera.

“Também é importante, manter a cobertura vacinal da criança de forma adequada. E ao se dirigir a unidade de saúde para vacinação, os pais devem tomar os cuidados necessários para evitar aglomerações e a seguir as orientações de higiene recomendada fora da casa. Caso a gente tenha uma baixa cobertura vacinal, doenças graves que estão erradicadas no nosso país podem voltar a ser um problema”, explica.   

A professora esclarece ainda questões relacionadas aos recém-nascidos. “Não há nenhuma evidência forte da transmissão vertical durante a gestação, parto e no aleitamento materno. As recomendações às mães que tiveram contato com alguém ou estão com suspeita de Covid-19 é que seja mantido o aleitamento materno, fator importante de proteção aos recém-nascidos, mas durante a amamentação é necessário o uso de máscara, além do cuidado com a higiene das mãos”, informa.       

Sobre o informativo

O projeto é coordenado pela professora e médica pediatra, Adriana Taveira a partir das recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). De acordo com a professora, o informativo surgiu como atividade discente da Faculdade de Medicina, e escolheu um informativo elaborado pela aluna Viviane Santos Ferreira, como base.

“Nós estamos com o calendário acadêmico suspenso e os alunos da disciplina, de forma voluntária, pediram para contribuir com o enfrentamento à Covid-19. Nós entendemos que este é o momento muito oportuno para o discente aprender os determinantes e aspectos da condução do sistema de saúde e, principalmente, da condução médica e clínica diante de um quadro tão grave como uma pandemia. A Covid-19 é uma doença nova e que ainda temos muito a aprender sobre ela”, conta.          

Para mais informações sobre sinais de alerta e prevenção, acesse o informativo da UFAM.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.