Relação com líderes da América Latina fará bem para a defesa da Amazônia, afirma Lula em publicação no Twitter

O pré-candidato acredita que uma relação estreita com os líderes da América Latina fará bem para a defesa da Amazônia (Reprodução/Internet)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as eleições na América Latina trouxeram “resultados positivos para a democracia e para o Brasil” em uma publicação feita na noite deste sábado, 25, no Twitter. O pré-candidato acredita que uma relação estreita com os líderes da América Latina fará bem para a defesa da Amazônia, debate ambiental e, principalmente, para o desenvolvimento da região.

“Eu estou muito feliz com o que está acontecendo nas eleições dos países da América Latina, porque vai permitir ao Brasil ter flexibilidade de conversas com o presidente do Peru, da Colômbia, da Venezuela, da Bolívia, do Equador, para que a gente possa cuidar dessa região que envolve a Amazônia”, disse o pré-candidato em vídeo publicado na rede social.

Lula se refere às eleições presidenciais da América Latina, que desde 2019 mudaram os partidos que estavam no poder. “O que está acontecendo na América do Sul é muito importante. Nós temos visto um conjunto de presidentes eleitos cada vez mais democráticos. Acabamos de ter a eleição na Colômbia do companheiro Petro, que é um companheiro progressista, um companheiro democrata, que pensa a questão da Amazônia”, relatou Lula.

PUBLICIDADE

Lula afirma, ainda, que as pautas climáticas estão em alta e é importante toda essa discussão para que a população tenha noção de que “as coisas terão que mudar”.

“Essa é uma coisa muito séria, nesse século 21, em que a questão climática passa a ter uma importância em qualquer discussão que se faça no mundo, sobre desenvolvimento, sobre o novo modelo de produção. A questão climática aparece em primeiro lugar porque nós precisamos ter consciência que nós precisamos cuidar do planeta, porque se não, nós vamos destruí-lo e já o estamos destruindo”, afirma o ex-presidente.

Proteção da Amazônia

A projeção para este ano eleitoral, no Brasil, é que, assim como na maioria dos países da América Latina, governos com ideias de esquerda sejam eleitos ao poder. No caso do Brasil, essa esfera é representada por Lula.

A pesquisa “Amazônia e Eleições: percepções dos brasileiros sobre mudanças climáticas e Amazônia”, do Instituto de Pesquisas Ideia apontou que a prioridade para 64% dos eleitores brasileiros é a proteção da Amazônia.

Para 53% dos brasileiros entrevistados, a política ambiental do governo federal é “ruim” ou “péssima” e 93% dos entrevistados acreditam que as mudanças climáticas são consequências, total ou parcial, de ações humanas.

Fiscalização na região

O estudo aponta ainda que 50% dos entrevistados acreditam que o principal responsável pela fiscalização do desmatamento ilegal na Amazônia deveria ser do governo federal; outros 19% acreditam que a proteção da Amazônia é de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); 16% dos entrevistados disseram que a função de preservar a Amazônia é dos governadores dos Estados da região. Ong’s, indígenas e população em geral foram citados por 2%; e apenas 1% citou o Exército.

O estudo foi realizado no período de 1 a 13 de dezembro de 2021 e busca consultar a opinião dos brasileiros sobre preservação do meio ambiente e políticas ambientais do governo.

Leia a pesquisa completa aqui:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.