Série sobre carimbó busca incentivar o diálogo entre os saberes populares e a academia

O carimbó é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2014 (Reprodução/Internet)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO (SP) – A música é uma ferramenta poderosa para enriquecer o aprendizado dos alunos, e o carimbó é uma expressão cultural única da Região Amazônica que pode ser utilizada em sala de aula. Com essa ideia em mente, foi criada a websérie documental “Vivências do Carimbó”, que busca valorizar e promover esse ritmo e incentivar o diálogo entre saberes populares e acadêmicos.

Lançado no YouTube, em 24 de abril, o projeto contou com a participação de mestres de carimbó, professores da rede pública de ensino e outras pessoas envolvidas com a cultura do carimbó paraense, visando promover o diálogo entre as áreas da educação, cultura e salvaguarda do ritmo. A obra é composta por três episódios que foram gravados em Icoaraci, Soure e Região Metropolitana de Belém.

Cartaz da série ‘Vivências do carimbó’ (Reprodução/Divulgação)

O carimbó é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2014. O ritmo está presente em, pelo menos, 100 municípios paraenses e traz ensinamentos de populações tradicionais quilombolas, ribeirinhas e indígenas. As letras das músicas revelam saberes de uma realidade socioambiental e cultural que preza pela valorização de culturas ancestrais, respeito e conservação da natureza.

PUBLICIDADE

A websérie destaca a utilização do carimbó como ferramenta pedagógica para atrair a atenção dos alunos para a cultura de sua região. Além disso, a produção da série promoveu uma maior interação entre a vivência da comunidade acadêmica e os mestres de cultura e grupos de carimbó. A iniciativa é um importante passo para a valorização e preservação da cultura do carimbó, além de promover a disseminação do ritmo como uma ferramenta educativa de grande potencial.

Leia também: Curta de produtores do Pará sobre carimbó será exibido em festival internacional nos EUA
(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.