Curta de produtores do Pará sobre carimbó será exibido em festival internacional nos EUA

Festival acontece de 21 de abril a 5 de maio deste ano, em Connecticut (Divulgação)
Com informações da assessoria

ICOARACI (PA) — O curta-metragem “Carimbó: raiz da vida” representará a Amazônia na Seleção Latino & Native American Film Festival 2022, que acontece de 21 de abril a 5 de maio deste ano, em Connecticut, nos Estados Unidos. A obra, os produtores paraenses Priscila Duque e Marcos Corrêa, foi realizada de maneira totalmente independente, sem apoio de patrocínio ou edital.

Obra foi lançada em 2020, no Dia da Consciência Negra (Divulgação)

Este não foi o primeiro festival internacional em que a obra foi selecionada. O videopoesia traduzido para o inglês com o título “Carimbó: Resistance Culture” também fez parte da Seleção Oficial One Earth Awards 2022 (Índia); Seleção First Time Filmmaker Sessions 2022 e Seleção Lift-Off Filmmaker Sessions 2022 (ambos da Inglaterra), além da presença em festivais nacionais e regionais, conquistando cada vez mais espaço no audiovisual mundial.

Obra também chegou a ser selecionada para outros festivais internacionais (Divulgação)

Lançado no dia 20 de novembro de 2020 – Dia da Consciência Negra – com objetivo de apresentar a história de Priscila Duque, multiartista do Pará, mulher preta que faz da música instrumento de transformação social. A inspiração para o trabalho vem da sonoridade estrondosa do ruído das marés, construído a partir de inspirações lírico-musicais da artista, associadas a imagens do cotidiano ribeirinho pelo olhar de Marcos Corrêa, que assina Direção, Produção e Edição da obra.

PUBLICIDADE

Veja também: ‘Carimbó Hype’: movimento resgata ritmo popular no Pará com protagonismo periférico

O filme é uma construção híbrida de poesia audiovisual, criada a partir da simbiose dos olhares desses dois nortistas negros, crias do distrito de Icoaraci (Belém-PA), comunicadores e periféricos que atuam criando conteúdos sobre o mesmo território, a Amazônia.

Lista completa dos festivais em que “Carimbó: raiz da vida” foi selecionado:
Seleção Oficial 1º Festival Tela Curta Cachoeiro – 2021
Seleção Oficial 2ª Mostra Em Audiovisual [Em] Curtas 2021
Seleção Oficial Curtas Junho VRT Channel 2021
Seleção Oficial Catamarã – 1º Encontro Regional Apan Norte 2021
Seleção Oficial One Earth Awards 2022 (Índia)
Seleção First Time Filmmaker Sessions 2022 (Inglaterra)
Seleção Lift-Off Filmmaker Sessions 2022 (Inglaterra).
Seleção Latino & Native American Film Festival 2022 (Connecticut – Estados Unidos).

Carimbó

O Carimbó é uma manifestação cultural paraense que envolve música e dança. Possui ritmo marcado por instrumentos orgânicos e de percussão, com influência marcante das culturas afro e indígenas. Carimbó é cultura, inspiração, resistência, poesia e força paraense-amazônica de raiz.

Em 2021, a dupla de Icoaraci lançou o videoclipe “Flor de Mururé” (Lei Aldir Blanc – Categoria Música/Secult-PA). O videoclipe foi premiado com Menção Honrosa na 29ª edição do Festival Mix Brasil – Cultura da Diversidade (SP), em 2021. Já foi exibido em mais de 15 festivais nacionais e por cinco festivais internacionais, tendo inclusive exibições presenciais no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (MG); e em São Paulo, no CineSesc-SP.

Mais sobre Priscila Duque

Jornalista e mestre em Ciências Sociais (PPGCS-UFPA), Priscila Dique é artista multimídia e protagonista (performer/vocalista, compositora, produtora e assessora) do grupo Carimbó Cobra Venenosa, além de ter experiência com produção cultural e de conteúdo para redes sociais. Atua também em assessoria de imprensa para projetos culturais e artísticos, e em produção executiva e audiovisual.

Cantora Priscila Duque é artista multimídia e protagonista do grupo Carimbó Cobra Venenosa (Divulgação)

A jornalista é premiada pelo Prêmio Selma do Coco de Culturas Populares 2018 (Minc), pelo trabalho na Produção Cultural, na difusão e valorização da Cultura Popular e do Carimbó; e no 1º Festival Zélia Amador de Deus de Cinema Periférico, na categoria formato web, com o vídeo performance “Manifesto Marielle Vive”.

Em 2020, Priscila foi premiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult-PA), no Festival “Te aquieta em casa”; no “Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura”, da Fundação Cultural do Pará (FCP). Idealizadora e produtora executiva do Festival Palco Negro Autoral, com duas edições realizadas, em março e novembro de 2019.

Mais sobre Marcos Corrêa

Natural de Belém do Pará, Macos Corrêa tem experiência em direção, produção, roteiro e edição de curtas-metragens e videoclipes. Possui produções para Globoplay, TV Record, SBT, Canais GNT, Futura e TV Brasil, além de experiência em produção e assistência de direção, de documentários, programas de TV e transmissões ao vivo.

O diretor foi vencedor do Rumos Itaú Cultural 2007 – Categoria Jornalismo – e produtor do Programa Chegadas e Partidas, eleito melhor Programa da TV Brasileira pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2011. De 2015 a 2020, Marcos trabalhou como produtor do programa Saia Justa, no Canal GNT. Além disso, Corrêa participou de transmissões ao vivo como: Parada do Orgulho LGBTQIA+, edições do Baile Vogue e São Paulo Fashion Week e também produziu matérias nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Copa do Mundo 2018 (Rússia).

Em 2019, o Marcos Corrêa coordenou a produção e foi assistente de direção da Série “A Voz das Religiões Afro”, série exibida na TV Record, após essa emissora perder uma ação por difamar religiões de matriz afro-brasileira.

Em 2020, o diretor paraense produziu, roteirizou, filmou e dirigiu seu primeiro curta-metragem: “2020 a espera”, estimulado pelo Festival Filma em Casa. A obra fez parte da Seleção Oficial (Mostra Competitiva) do Festival de Cinema de Alter do Chão 2020.

Ainda em 2020, Marcos dirigiu e produziu o curta-metragem “Carimbó: Raiz da Vida” e foi vencedor do Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Pará, com a direção do curta-metragem “Filha do Fogo e do Vento”. Atualmente, Corrêa atua como diretor em projetos autorais e assistente de Direção na TV Globo.

O curta Carimbó: Raiz da Vida está disponível no link:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.