‘Tenho vivência para a missão’, declara vice – candidato ao Governo do AM, Thomaz Barbosa em Programa Boa Noite, Amazônia

Thomaz Barbosa (Psol) é o candidato a vice na chapa puro-sangue encabeçada por Israel Tuyuka (Reprodução/ Elias Mariano)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O candidato a vice-governador na chapa com Israel Tuyuka, Thomaz Barbosa (PSOL) foi o convidado dessa quarta-feira, 31, na série de entrevistas do programa “Boa Noite, Amazônia“, que leva aos estúdios nomes que disputam a vaga de senador e vice-governador nas Eleições 2022. O bate-papo foi conduzido pelos jornalistas Priscilla Peixoto e Thiago Botelho e transmitido pela Rede Onda Digital 8.2, canal aberto, e 92,3 FM, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h30 horas.

Sou vice do Tuyuka com muita honra, ele tem uma história de vida muito bonita e representa de fato o que aconteceu na Amazônia. É professor da rede pública e médico atuou na linha de frente no combate da Covid-19. Me sinto preparado pelo que sou, pelo que estudei e tenho vivência nessa cidade, vi muita coisa nessa cidade surgir“, apresenta-se Thomaz.

Com atuação no mercado financeiro, Thomaz destaca a importância da descentralização para a manutenção do mercado econômico. “Hoje trabalhamos com a administração sistêmica, descentralizada quem centralizar a administração numa época de tecnologia, morre. Temos um exemplo a Venezuela que quebrou por dependência de um único commodity que era o Petróleo. O Brasil, inclusive, namora esse jogo perigoso“. salienta o candidato.

PUBLICIDADE
Thomaz Barbosa (Psol) é o candidato a vice na chapa Puro-sangue encabeçada por Israel Tuyuka (Reprodução/Elias Mariano)

Saúde

Na leitura de Thomaz é necessária uma melhora no gerenciamento nas áreas da saúde e segurança pública no Estado. Para o candidato, é necessário desafogar o atendimento hospitalar na capital do Amazonas.

“Precisamos descentralizar, olhem o tamanho desse Estado. Não posso colocar tudo pra Manaus, uma pessoa que precisa fazer uma cirurgia em Santo Antônio do Içá, por exemplo, ela não teria que vir pra capital, se tivesse estrutura em Tabatinga estaria mais perto. É importante essa ampliação da malha na saúde e também focar na manutenção e o Tuyuka é médico e sabe o que fazer nesse contexto“.

Levar a mão de obra para o interior e valorizar os profissionais foram outros pontos destacado pelo candidato do Psol assim como capacitação em gerenciamento na área. “Notamos que não há formação de gerenciamento em saúde. O que se pode ver na maioria dos casos é o melhor cardiologista da cidade sendo colocado como secretário e o que acontece? Perdemos um cardiologista no atendimento e não temos um bom um secretário de saúde. Essa questão da capacitação é um fato”.

Zona Franca de Manaus

Caso eleito, Barbosa afirma que para garantir um folga para a Zona Franca, é preciso investir em outras matrizes econômicas e manter a defesa do modelo econômico.

“Temos que defende-la mas sem esquecer que é possível trazer novos produtos para a planta. Pra ZFM funcionar bem precisamos garantir o que já tem. Podemos fazer indústria de autopeças, investir na indústria têxtil, investir na produção da agricultara familiar, pois quando você produz o que come, o que veste o que vende você consegue gerar riqueza“, afirma.

“Precisamos ainda desenhar por meio de estudo da geografia economia do Amazonas para sabermos o que cada município produz e depois disso desenvolver novos meios de produção e tecnologia, melhorar suportes, logística com hidrovias e infraestruturas impulsionando a economia do Estado porque as apêndices estão dando fôlego para a Zona Franca“, analisa.

Diversidade

Fechando a entrevista, Barbosa atenta para o debate sobre a pluralidade e programas voltados para a diversidade. Com um candidato indígena para governador do Amazonas, Thomaz assegura que está no plano de governo do partido um olhar mais atento a população LGBTQIA+, negros, mulheres e indígenas.

“Aconselho as pessoas entrarem no programa do PSOL e constatarem a extensa lista de pontos voltados para a diversidade que é tratada com respeito e seriedade por nós”, finaliza.

Breve histórico

Thomaz Barbosa tem 65 anos, nascido em um seringal no município de Carauari (a 787 quilômetros de Manaus) tem experiência na área contábil, foi locutor de rádio e ocupou cargos para a formação e aceleração de dirigentes sindicais.

O candidato a vice-governador do Amazonas, já se candidatou a vereador de Manaus em 1996 e também trabalhou na Operação Acolhida da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado aos imigrantes venezuelanos.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.