Com Informações do Portal IG
RIO DE JANEIRO – O Vasco disponibilizou recurso que permite que torcedores trans usem seus nomes sociais na carteirinha do clube. Decisão passou a valer na última quinta-feira, 1, e visa a inclusão de pessoas transgêneras associadas tanto ao sócio-torcedor quanto ao estatuário.
A ação de inclusão de pessoas transgêneras foi desenvolvida pelo Departamento de Responsabilidade Social e História do Clube junto da Vice-Presidência da Secretaria de Comunicação.
Além disso, o Vasco ainda anunciou outras ações para garantir a inclusão de torcedores LGBTQIA+ . Essa movimentação é marcante, já que o clube também participou ativamente na luta para incluir jogadores negros em outros clubes do país.
Contra homofobia
Não é de hoje que o futebol vem se posicionando como plataforma para causas sociais e marcas. Dessa vez, o movimento contra a homofobia no ambiente esportivo colocou a camisa 24 em campo e está conquistando apoio das empresas. Em fevereiro de 2020, a Cervejaria Brahma anunciou apoio à campanha #NúmeroDoRespeito, convidando outros clubes e marcas a participarem da ação.
No Brasil, o número 24 é evitado em campo. O preconceito histórico teve origem no Jogo do Bicho, no qual o número representava o animal veado. Na última semana, com a trágica morte do jogador de basquete Kobe Bryant, que usou a camisa 24 em metade da sua carreira, o tema voltou a ser assunto durante as homenagens.
A Brahma participa do movimento e apresentou filme em suas redes sociais convidando outros clubes a se unirem à iniciativa. Para o diretor de marketing da Brahma, Gustavo Castro, a ação é uma oportunidade de reforçar os valores da marca. “O futebol vai muito além do jogo e, por isso, Brahma entende que precisa caminhar junto com a evolução de toda a sociedade”, afirma o executivo.
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